segunda-feira, 30 de abril de 2012

Pré Olímpico NORCECA: 1° dia!


    
Começou a briga por uma vaga em Londres. A NOCECA é composta por países da América do Norte e América Central, tendo Cuba e República Dominicana como as seleções favoritas para a conquista de uma tão sonhada vaga.
     
Grupo A:
     
Rep.Dominicana 3 x 0 Honduras (25-5, 25-5, 25-7)
Mambru 14, Rondon 12, Rivera 10, Arias Perez 8; Dixon 2, Duron 2, Diaz 2.
      
Porto Rico 3 x 0 Canadá (25-18, 25-14, 25-21)
Cruz 13, Torregrosa 13, Alvarez 11, Del Valle 11, Rosa 10; Pavan 11, Mahon 9, Holness 5, Field 3, Cordonier 3.
               
Grupo B:
               
Cuba 3 x 0 Trinidad & Tobago (25-15, 25-7, 25-12)
Palacios 15, Santos 11, Salas 9, Silie 7, Castaneda 6; Mitchell 5, Esdelle 4, Grant 3.
       
México 3 x 0 Costa Rica (25-21, 25-23, 25-14)
Isiordia 17, Meza 7, K.Sainz 7, Urias 4, Rios 4; L.V.Willis 11, L.A.Willis 10, C.Fernandez 4, Cope 4.
        
Classificação:
Grupo A: (venceu-perdeu)
1. República Dominicana (1-0): 5 pontos.
2. Porto Rico (1-0): 5 pontos.
3. Canadá (0-1): 0 pontos.
4. Honduras (0-1): 0 pontos.
        
    
Grupo B: (venceu-perdeu)
1. Cuba (1-0): 5 pontos.
2. México (1-0): 5 pontos.
3. Costa Rica (0-1): 0 pontos.
4. Trinidad & Tobago (0-1): 0 pontos.

domingo, 29 de abril de 2012

Mercado: Thiago Alves e Mário Junior no RJX


Teremos Thiago Alves disputando a próxima superliga! Após ficar de fora das listas de Bernardinho, o ponteiro resolveu retornar ao país para defender o RJX (para quem não sabe, ele defendeu o Panasonic no Japão). Ao lado dele, foi contratado o líbero Mário Junior, ex-Vôlei Futuro. Bruninho, como já foi postado, é o novo levantador do time. Com a contratação de Thiago, Lipe está de saída e pode assinar com o Sesi, mas também é cotado pelo voleibol russo.

Bruninho será o novo levantador do time. Dante, Lucão e Théo já renovaram.

Mário Jr defendeu o VF por duas temporadas

Mercado: Giovanna acerta com São Bernardo


O BMG/São Bernardo quer montar uma equipe que dê trabalho aos grandes times da Superliga, e por isso contratou Giovanna, ex-Praia Clube. Giovanna é muito experiente e já jogou na Itália, e isso pode ajudar bastante o time do ABC paulista. Além dela, o SBC renovou com Patricia Bianchi, Renata Lucia, Ana Paula, Rosane Maggioni, Dalliane, Thais e Sthéfanie, e contratou Marjorie, Eduarda e Fernanda, todas ex jogadoras do Pinheiros. Ana Maria, Aline, Ciça, Bia, Lia e Ju Maranhão podem deixar o clube, e por isso o clube busca contratar a oposta Fernanda Berti, do Vôlei Futuro.

Nome: Giovanna Baliana das Chagas
Nascimento: 26/07/1980 (31 anos)
Posição: Central
Altura: 1,85 m
Peso: 78kg

Mercado: Osasco renova com 4 jogadoras

Nome: Samara Rodrigues de Almeida
Posição: Ponteira
Nascimento: 16/07/1992 (19 anos)
Altura: 1,84 m
Peso: 67 kg


Nome: Larissa Aparecida Gongra de Souza
Posição: Central
Nascimento: 07/07/1991 (20 anos)
Altura: 1,86 m
Peso: 79 kg

Nome: Karine Guerra de Souza
Posição: Levantadora
Nascimento: 25/02/1979 (33 anos)
Altura: 1,76 m
Peso: 72 kg


Nome: Ivna Franco Marra
Posição: Oposta/Ponteira
Nascimento: 25/01/1990 (22 anos)
Altura: 1,84 m
Peso: 79 kg



















Esta aí o perfil das quatro jogadoras que renovaram com o Sollys/Osasco. No elenco titular, Jaqueline, Thaisa, Adenízia, Fabíola e Camila Brait continuam. Sheilla foi contratada e Fernanda Garay está muito perto do clube.

Mercado: Unilever contrata duas promessas

Bruna Honorio jogou pelo Pinheiros na última temporada

O Unilever quer ter opções no banco de reservas. Após perder Sheilla (Osasco), Ju Nogueira (Campinas), Fernanda Venturini (aposentadoria) e Mari (Campinas/Vôlei Futuro), o clube precisa de contratar novas e boas jogadoras. Bruna Honorio, ex-Pinheiros, foi contratada e pode ser utilizada como ponteira ou oposta. A jogadora fez um excelente segundo turno para o clube paulista, chamando atenção das principais equipes do país.

A outra contratação foi da ponteira Gabi, ex-Mackenzie, que apareceu na pré lista do Grand Prix deste ano. A jogadora fez uma excelente temporada, e embora seja baixinha e muito jovem, demonstrou personalidade, inclusive ao vencer uma partida dos playoffs contra as cariocas.

Além delas, o clube já contratou Fofão, renovou com Mara, Natália e Roberta. Regiane era dada como certa, mas pode estar de saída do clube, assim como Valeskinha. Nomes de Érika, Paula Pequeno, Manon Flier (holandesa) e Nati Martins estão em pauta.

Gabi com a camisa do Mackenzie

Mercado: Marlon deixa o Brasil e assina com Dinamo Krasnodar


Pra quem é fã do Marlon, e gostava de ver ele em quadras brasileiras, temos uma notícia ruim. Após o levantador ser cortado da lista de Bernardinho, ele resolveu respirar novos ares e encara uma aventura na Rússia. Marlon chega para guiar o Dinamo Krasnodar, que promete investir mais forte neste ano.

Com sua saída do RJX, Bruninho, ex-Cimed, será o substituto, como já anunciamos anteriormente.

Grand Prix: Taiwan leva a última vaga


Foi no saldo de pontos que Taiwan garantiu participação na edição 2012 do Grand Prix. Após fazer 3 sets a 0 sobre a Argélia no primeiro jogo dos playoffs, o time asiático não foi bem e perdeu pelo mesmo placar, neste sábado (28), na cidade de Oran.
               
Diante do empate, a decisão sobre o classificado precisou ser nos pontos. E, por apenas três de diferença, Taiwan comemorou um lugar na elite da competição. As asiáticas anotaram 141 pontos nos seis sets de disputa, enquanto as africanas marcaram 138. Na divisão, ficou 1,022 contra 0,979 das anfitriãs do embate.
                       
Taiwan estreia no Grand Prix no dia 8 de junho, em Santo Domingo, contra a República Dominicana. Nas etapas seguintes, joga na China e em casa, no último fim de semana antes da fase final. Já a Argélia passa a pensar nos Jogos Olímpicos de Londres, competição para a qual já tem vaga assegurada.
      
Além das taiwanesas, disputam o Grand Prix Argentina, Brasil, China, Cuba, República Dominicana, Alemanha, Itália, Japão, Coreia do Sul, Polônia, Porto Rico, Sérvia, Tailândia, Turquia e Estados Unidos, donos dos últimos dois canecos.
      
Fonte: saqueviagem.com.br

sábado, 28 de abril de 2012

Mercado: Flier no Unilever?

Flier foi MVP do Grand Prix em 2007 e também campeã

A proposta está lançada. O Unilever após perder Sheilla para o Osasco, tentou contratar Hooker, que negou a proposta e agora lançou uma proposta para uma grande estrela do voleibol mundial: Manon Flier. Seria um sonho tê-la no país, particularmente, considero a holandesa como uma das melhores opostas do mundo, e sou realmente fã dela. Espero que Flier aceite a proposta para viver esta aventura no país. Lembrando que o time carioca já teve uma holandesa no elenco, Chaine Staelens.

A última temporada de Flier foi no Japão, pelo Toray Arrows, onde se sagrou campeã do campeonato japonês. A oposta  está em preparação com a seleção holandesa para o Pré-Olímpico europeu.

Em ação pelo Toray Arrows

Seleção Brasileira: Dani Lins, Fabíola ou Fernandinha?

Fernandinha, Fabíola e Dani vôlei feminino (Foto: Alexandre Arruda/CBV)

Teremos cortes para o pré-olímpico. Uma delas ficará de fora. Quem será? Dani Lins, Fabíola ou Fernandinha? O problema das levantadoras do Brasil ainda não foi solucionado e não temos uma titular absoluta no time, por isso, Zé optou por chamar Fernandinha, mas ela fica um pouco atrás por não conhecer tanto as atacantes e não acertou a bola de todas elas ainda, mas está trabalhando por isso.

Dani Lins. Desde o início do ciclo olímpico. Capitã da seleção em 2009 quando o Brasil levantou o troféu. Melhor levantadora do Grand Prix 2010. Ela é jogadora do Sesi e não se classificou para as a semi da superliga. Uma pena. Dani não tinha muitas opções no Sesi, mas trabalhou principalmente sua paciência, e aprendeu a usar as atacantes na hora certa. Este foi um ponto positivo. Ela é sempre muito precisa e veloz, mas seu principal problema é o psicológico. Uma vantagem de ter Dani, é que ela é excelente na defesa (dominou o primeiro lugar deste fundamento na maior parte da superliga) e também tem um bloqueio bom.

Fabíola. Melhor levantadora da superliga e da final da superliga. Jogar no Osasco fez muita diferença, já que ela sabe como Jaque, Thaisa, Adenízia e Tandara gostam das bolas, reforçando o entrosamento. O espírito aguerrido da levantadora é notável, contagiando as atacantes, mas seu problema é a falta de precisão e insistência em alguns momentos do jogo. Parece que o "sistema" para em certos momentos.

Fernandinha. Não participou do ciclo olímpico e é a novidade. Tem experiência internacional, já que jogou na Itália, durante anos, e neste fim de temporada no Azerbaijão. Fernandinha é muito inteligente e tem uma mão calibrada, mas sua altura sempre foi um "problema", e dá prejuízos no bloqueio e não é tão boa quanto Dani e Fabíola na defesa e saque. Conhecer pouco as atacantes da seleção, também é um prejuízo, mas ela parece estar agradando a José Roberto Guimarães.

Fica a expectativa de saber quem será cortada. O ideal seria que todas pudessem participar dos campeonatos, já que são 3 boas levantadoras. Meu favoritismo fica por conta de Dani e Fernandinha, e o de vocês? Opinem!

Mercado: Garay no Osasco?


Após uma crise, o Vôlei Futuro está sem um patrocinador master para bancar as atletas selecionáveis, e corre risco de investir menos no feminino. Com isso, Fernanda Garay que tinha contrato de 2 anos, pode estar de saída do clube. O Sollys/Osasco apresentou uma proposta para a ponteira, e ela pode estar se transferindo para a capital de São Paulo, mas ainda não é nada confirmado.

Ainda falando em Vôlei Futuro, o clube perdeu Clarisse, que irá jogar na Europa e Verê, agora jogadora do Sesi SP. Walewska, Carol Gattaz, Ana Cristina, Andressa, Ana Tiemi, Joycinha, Paula Pequeno e Sykora estão em busca de clubes para a próxima temporada, e pela falta de opções no Brasil, muitas delas podem estar a caminho da Europa. Crise no vôlei brasileiro, mais uma vez.

Mercado: Schops no Resovia


O Asseco Resovia não perdeu tempo. Após perder Grozer, sua estrela, para o Belogorie, o clube procurou um substituto. Jochen Schops assinou com o time polonês para a próxima temporada e o alemão tem a difícil missão de substituir seu compatriota.

O oposto estava jogando na Rússia pelo Odintsovo, e é reconhecido por toda Europa, já que foi campeão da Champions League com o VfB Friedrichshafen na temporada 2006/2007,  e também o campeonato alemão. Além disso, em 2008 com o Odintsovo, conquistou o vice no campeonato russo, e o bronze na Champions League.

Conheça um pouco mais do jogador:

sexta-feira, 27 de abril de 2012

Mercado: Lorena se despede de Araçatuba


Pra quem pensou que o Lorena continuaria no Vôlei Futuro, esta notícia é pra você: O canhoto acertou com o Sesi SP e se despede da cidade de Araçatuba. Após uma excelente temporada pelo VF, o oposto resolveu pedir transferência e treinar ao lado de outros grandes jogadores. No Sesi, a contratação de Éder, ex-Cimed, é oficial, assim como as renovações de Serginho, Sidão, Léo Mineiro, Murilo e Tiago Barth. Sandro tem grandes chances de renovar.

Com a chegada de Lorena, Wallace deixa o clube e pode estar de mudança para o exterior. O destino pode ser a Itália ou Rússia, mas o desejo do Vôlei Elite é que Wallace continue para mostrar tudo que sabe e não pôde dar show devido a uma série de lesões e eliminação precoce do Sesi SP na superliga.

Liga Mundial: Ele voltou! Convocação oficial de Bernardinho


Bernardinho, após ter sua lista de inscritos na Liga Mundial, oficializou a lista dos convocados para treinar no Aryzão, em Saquarema. Foi uma boa convocação, mas acredito que faltou a chance de William, que vive uma melhor fase, no lugar de Bruninho. Rapha, Marlon e William ficaram de fora para o retorno do gênio na posição: Ricardinho. Um dos, se não o melhor, levantador do mundo. Serginho e Mário Junior foram convocados, nenhuma novidade. Na ala dos centrais, Gustavo ficou de fora, após uma temporada abaixo do esperado, então Éder volta a figurar as convocações. Não deu pra entender o que Rodrigão faz nessa lista... Posso me arrepender de estar falando, mas ele praticamente não jogou a temporada de clubes, e existem muitos outros centrais que são experientes e tem categoria para substituí-lo, e um deles é Gustavo. Mas no geral, foi uma excelente convocação. Confira a lista completa:

Líberos: Serginho (Sesi-SP) e Mário Junior (Vôlei Futuro);
Levantadores: Bruno (Cimed/SKY) e Ricardinho (Vôlei Futuro); 
Centrais: Éder (Cimed/SKY), Sidão, Rodrigão (Sesi-SP) e Lucão (RJX);
Opostos: Wallace (Sada Cruzeiro), Leandro Vissotto (Cuneo), Theo (RJX) e Renan (BMG/São Bernardo);
Ponteiros: Giba (Cimed/SKY), Murilo (Sesi-SP), João Paulo Bravo (Arkas Spor Kulubu), Dante (RJX), Lucarelli (Vivo/Minas) e Maurício Borges (Sada Cruzeiro).

quinta-feira, 26 de abril de 2012

Mercado: Trentino renova com Rapha até 2014


File:Raphael Vieira De Oliveira.JPG

Mesmo após uma temporada não tão boa, ou seja, sem o título da Champions League e do Campeonato Italiano, o Trentino segue renovando e se reforçando para a próxima temporada. O clube renovou com o levantador Raphael Oliveira, brasileiro considerado um dos melhores levantadores do voleibol mundial, até 2014. Rapha, como é conhecido, joga no clube italiano desde 2009. Além dele, o ponteiro Matey Kaziyski teve seu contrato renovado. O búlgaro é jovem, mas assume no Trentino um papel predominante de capitão.


Mercado: Alemão Grozer assina com Belogorie

Plik:Georg Grozer.jpg

O alemão Gyorgy Grozer acertou sua transferência do voleibol polônes para o russo. Após uma excelente temporada defendendo o Asseco Resovia, o oposto de 2 metros de altura assinou contrato com o Lokomotiv Belogorie.

Após duas temporadas defendendo o Resovia, o clube não conseguiu manter o jogador devido às propostas, digamos que irrecusáveis, feitas por outros clubes da Europa. Em uma entrevista, ele disse: "É verdade, eu estou saindo do clube após o fim da temporada. Assinei o contrato com o Lokomotiv Belogorie. Veremos o que acontecerá na próxima temporada".

Mercado: Piacenza renova com 2 jogadoras


O Rebecchi Nordmeccanica Piacenza, da Itália, começou a renovar contratos e buscar novas jogadoras no mercado italiano e estrangeiro. As promessas para este ano são de altos investimentos, já que a equipe apresenta uma boa situação financeira, diferentemente da maioria dos clubes italianos, que não pagam mais os mesmos salários de antigamente e procuram investir em jovens promessas de seleções européias, principalmente sérvias, croatas, dentre outras.

O Piacenza renovou contrato com a experiente central Laura Nicolini, que defende o time desde 2006, além da jovem Anna Kajalina, estoniana. Entretando, a líbero Nicole Davis deve ser dispensada, e para o lugar dela são cotados os nomes de duas boas italianas: Paolla Cardullo (titular da seleção) e Imma Sirressi, que se destacou muito pelo Urbino nesta temporada.

A central Manuela Leggeri e a oposta Carmen Turlea também já foram procuradas para fechar seus contratos, e devem renovar! Ponteiras são procuradas, e o nome de Francesca Piccinini surgiu em rumores, mas o diretor do clube não espera a transferência de Picci, já que ela apresenta vínculo com o Bergamo até 2013. Estrangeiras são as mais cotadas para preencher as vagas nas pontas do Piacenza.

Mercado: Akinradewo acerta com Rabita Baku


A americana Foluke Akinradewo acertou sua transferência para o voleibol azeri. Central jovem, mas de muita experiência. Foluke tem apenas 24 anos, mas defende a seleção americana desde 2010, quando houve uma reformulação na seleção, e neste mesmo ano foi eleita a MVP do Grand Prix. A jogadora estava jogando no Dinamo Krasnodar, da Rússia, mas preferiu se mudar para o Azerbaijão por ter objetivos mais grandiosos: Conquistar a Champions League.

O clube escolhido foi o Rabita Baku, que já renovou com as meios Natasa Krsmanovic e Mira Golubovic, além da levantadora Irina Zhukova.

Mercado: Cruzeiro pretende manter base


O Sada/Cruzeiro após ser campeão da Superliga 2011/2012, pretende manter sua base para a próxima temporada e faz bem. Após a excelente campanha, o clube renovou com Filipe (18), Wallace (8) e William (centro), três dos principais jogadores da temporada, tanto que William e Wallace apareceram na pré-lista do técnico Bernardinho para a Liga Mundial.

Turco Masculino: Fenerbahçe é campeão!

Arkas Spor Izmir 3 x 0 Fenerbahce Grundig Istanbul (23/25, 20/25 e 21/25)

Arkas Spor Izmir: Tendar 0, Joao Paulo Bravo 12, Tocoglu 0, Agamez 13, Subasi 8, Gok 6, Sahin (L); Capkinoglu 1, Oner 0. Não entrou: Gokgoz, Hascan. Técnico: Hoag.
Fenerbahçe Grundig: Eksi 1, Marshall 17, Kayhan 3, Miljkovic 20, Dogan 5, Batur 11, Kilic (L); Durgut 0, Cevikel 0. Não entrou: Fertelli, Mezgitci, Quiroga. Técnico: Castellani.

Com os selecionáveis Miljkovic e Marshall em quadra, o Fenerbahçe arrasou o time do brasileiro João Paulo Bravo no último jogo da final do Campeonato Turco (a série foi 2x1). Com esta conquista, é a quarta vez (2007/2008, 2009/2010, 2010/2011 e 2011/2012) que o clube vence o Campeonato Turco.




Mercado: Fronckowiak é o novo técnico do RJX


Marcelo Fronckowiak é o novo técnico do RJX. Após uma fase de classificação irregular, o RJX apostou na contratação de um novo "guia" para seu time, e com isso, dispensou Marcos Miranda.

Marcelo era técnico do Vivo/Minas, que tem seu elenco montado, mas continua sem treinador. Os nomes preferidos da diretoria são dos argentinos Javier Webber e Daniel Castellani, mas caso o clube não consiga trazer um dos dois, Cacá Bizzochi, ex-Campinas, e Jorginho Schmidt, ex-MOC, estão em pauta.

terça-feira, 24 de abril de 2012

Mercado: Pinheiros começa a contratar


O time do Pinheiros começou a contratar. As primeiras jogadoras escolhidas foram Lara Nobre, ex-Mackenzie, e Ellen Braga, ex-Rio do Sul. Ellen fez uma boa superliga, se destacou principalmente da metade do campeonato para frente, enquanto Lara foi bastante irregular, mas não deixa de possuir um enorme potencial.

Ellen Braga:
Posição: Ponteira
Altura: 1,79 m
Peso: 68 kg
Nascimento: 12/06/1991 (20 anos)

Lara Nobre Cardoso G. Filomeno:
Posição: Central
Altura: 1,84 m
Peso: 70 kg
Nascimento: 11/02/1989 (23 anos)

Mercado: Sesi une dupla vitoriosa ex-Unilever


O Amil/Campinas prometeu trazer Fabiana, e não conseguiu. A central Fabiana Claudino, de 193 cm, retorna da Turquia para jogar no Sesi SP, ao lado da levantadora Dani Lins. Com Dani, a jogadora fez suas melhores temporadas da carreira vestindo a camisa do Rio de Janeiro, e confesso estar ansioso para ver essa dupla dinâmica juntas outra vez. Com a contratação da campeã olímpica, a meio Natalia Martins deve ser liberada, e tem chances de ir para o Unilever.

Falando em Sesi, o time contratou a líbero Verê, ex-Vôlei Futuro, já que há boatos de que o clube pode ter um investimento muito menor no feminino, o que é uma pena para os admiradores de voleibol. Lembrando que o Sesi já renovou com sua base, Dani, Elisângela, Sassá, Marina, e as reservas Marcelinha, Gabi e Roberta, e também contratou Tandara e Bia, ambas campeãs da superliga com o Sollys. Carol Albuquerque, campeã olímpica, pode ser contratada, assim como a oposta/ponteira Ingrid do Mackenzie.

Fabiana (1) foi campeã da Champions League com o Fenerbahçe

Convocação: Lista de Bernardinho divulgada! Ricardinho inscrito


A lista da convocação da seleção brasileira para a Liga Mundial foi divulgada. Vários jogadores foram chamados e testados no centro de voleibol em Saquarema. Giba, mesmo sem jogar a temporada de clubes, foi convocado, o mesmo aconteceu para Rodrigão, que praticamente não jogou pelo Sesi, exceto nos playoffs. Lorena, Lucarelli, Maurício e enfim Ricardinho apareceram na pré-lista, onde eles não estavam na última temporada de clubes. Confira a lista completa:
Levantadores: Ricardinho (Vôlei Futuro), Marlon (RJX), Raphael (Trentino/ITA), Bruninho (Florianópolis) e William (Cruzeiro).
Opostos: Lorena (Vôlei Futuro), Leandro Vissotto (Cuneo/ITA), Wallace (Cruzeiro), Théo (RJX) e Renan (São Bernardo).
Pontas - Giba (Florianópolis), Lucarelli (Minas), Murilo (Sesi), João Paulo Bravo (Arkas/TUR), Thiago Alves (Panasonic/JAP), Dante (RJX) e Maurício (Cruzeiro).
Centrais - Rodrigão (Sesi), Gustavo (Florianópolis), Éder (Florianópolis), Sidão (Sesi), Henrique (Minas) e Lucão (RJX).
Líberos - Serginho (Sesi) e Mário Júnior (Vôlei Futuro).

Mercado: Henrique renova com Minas e a base é mantida


Após uma excelente campanha e um terceiro lugar na superliga, a equipe do Vivo/Minas buscou manter seus titulares, além de contratar o argentino Quiroga. Como já era esperado, o clube renovou contrato com o central Henrique Randow, jogador que joga no Minas há muitos anos. Marcelinho, Filip Rejlek, Lucarelli, Otávio e Samuel também ficam no time por mais uma temporada.

Mercado: Campinas investe em Pri Daroit


O time do Amil/Campinas segue contratando. Zé Roberto provavelmente será o técnico e apostou na juventude de Priscila Daroit, ex-Mackenzie, uma das promessas do voleibol brasileiro. Ao lado da talentosa ponteira, chega a levantadora Pri Heldes, que será reserva de Fernandinha. Natasha, ex-Minas e Suelen, ex-Pinheiros, já estão fechadas com o clube.

domingo, 22 de abril de 2012

Italiano Masculino: Macerata bate Trentino e é campeão!

Itas Diatec Trentino 2 x 3 Lube Banca Marche Macerata (25/19, 25/12, 22/25, 18/25 e 20/22)

Que virada! O Macerata ergueu o scudetto após perder os dois primeiros sets. A reação foi comandada por Igor Omrcen, maior pontuador com 20 pontos. Depois de errar muito nas primeiras parciais, principalmente os saques, já que foram 23 erros no total, a equipe soube fazer um jogo inteligente e conseguiu neutralizar os atacantes do Trentino principalmente na defesa. O time de Trento, do brasileiro Rapha, não teve forças para resistir, e além disso, foi muito irregular na recepção a partir do 3° set, e não conseguiu compensar o passe ruim, no ataque.

"O dedo" do técnico do Macerata, Giuliani, foi predominante para a vitória no tie break. Ele optou por substiuir a experiência de Savani, pela juventude de Kovar, que incendiou a partida, sendo importantíssimo para virar as bolas no último set da temporada 2011/2012. Kovar pontuou 12 vezes, sendo titular em apenas UM SET (5°). Bela campanha. Complimenti Macerata, si vede nella prossima stagione.

+ fotos (clique para ampliar):






França: Tours é campeão no masculino


Tours VB 3 x 0 Poitiers (25/20, 25/19 e 25/22)

Tours: D. Konecny 21, Cala 13, Smith 9, P. Konecny 7, Terzic 6, Redwitz 0, Gonzales (L); Entraram:  Prével 1, Hominal 0, D'Almeida 0. Técnico: Motta Paes.
Poitiers: Sol 9, Marechal 7, Culafic 6, Lopes 5, Petrovic 4, Pinheiro 2, Teixeira (L); Entraram: Alpha 3, Zopie 2, Wanderson Campos. Técnico: Lecat.
         
A França tem o time do Tours VB como campeão nacional! Destaque absoluto para David Konecny, jogador destaque da campanha na Liga Francesa e da participação do clube na Champions League. O tcheco desequilibrou o jogo com seus 21 pontos, além disso, a defesa e o bloqueio do time funcionaram muito bem, anulando Marechal, principal atacante do Poitiers.

Mercado: São Bernardo mantem base


Com uma boa campanha na Superliga Masculina, a equipe do BMG/São Bernardo manteve seus principais jovens jogadores, com o objetivo de fazer uma boa campanha novamente. Já havia sido anunciado a renovação do oposto Renan Buiatti, gigante de 217 m, e desta vez, os centrais Isac e Luizinho, o ponteiro Ygor e o levantador Paulo Renan foram confirmados no time. O líbero Felipe tem chances de renovar, mas o ponteiro Túlio tem como sua saída quase certa para o UFJF.

Mercado: Sidão e Léo Mineiro renovam com Sesi; Mão chega


O Sesi segue se movimentando para formação do time da temporada 2012/2013. A equipe já renovou com o central Tiago Barth, trouxe o outro central Éder, ex-Cimed, e agora, é oficial a permanência do central Sidão, que era cotado pelo Vôlei Futuro. Com a renovação de Sidão, é óbvio que Dani Lins cumprirá seu contrato com o clube. Além de Sidão, o ponteiro Léo Mineiro também renovou com a equipe, avisando sobre a renovação em seu twitter (@leomineiro5).

Mão, ex-Campinas, fez muito sucesso na última temporada e foi contratado, e brigará por vaga na ponta, sua posição. O clube ainda quer renovar contrato com Murilo, Sandro, Wallace e Serginho, e provavelmente, não devem ter dificuldades, já que todos eles "casaram" com o projeto do Sesi.

O ponteiro Chupita, do RJX, tem chances de ser contratado, mas depende ainda das renovações dos outros atletas. Poucas mudanças serão feitas na base titular do time. Em contrapartida, na reserva, Japa deve deixar o time para atuar no UFJF e Rodrigão foi dispensado.

Mercado: Bruninho se muda para o Rio de Janeiro


Com o fim do time de Florianópolis, o levantador Bruno acertou sua transferência para o RJX, time que tem possibilidades de ser treinado pelo seu pai, Bernardinho. Bruninho, como é mais conhecido, chega no time carioca para substituir o levantador Marlon, cotado por times da Rússia com uma proposta irrecusável.

O clube carioca já renovou com o campeão olímpico Dante, Theo e Lucão, mas pode perder Chupita para o Sesi e por isso tem grande interesse no ponteiro Tiago Alves, que está atuando no Japão pelo Panasonic.

Mercado: Unilever renova com 3 atletas


Juciely e Fabi renovaram com o Unilever, a permanência das duas era praticamente certa. A líbero Fabi é a cara do time carioca e Juciely fez uma excelente temporada, e por isso foram procuradas para continuar na equipe, vice campeã da temporada 2011/2012. Regiane não era presença certa no time, e tinha uma boa possibilidade de deixar o clube, mas com a falta de opções no mercado nacional, ela continuará no clube que defende desde a temporada 2005/2006 (8 anos). Fofão foi contratada. Sheilla e Mari, desgastadas com a comissão técnica, deixaram o time. Natália renovou contrato.

Mercado: (ERRATA) Larrisa no Pinheiros


Larissa Gongra, que jogou bem o Campeonato Paulista pelo Osasco durante a ausência das centrais Thaisa e Adenízia, foi contratada pelo Pinheiros. A central tem apenas 20 anos, 1,86 m e está disposta a buscar seu espaço em um clube de menor investimento.

Ainda falando no tradicional Pinheiros, só está confirmada a ponteira Kassiely. Eduarda, Fernanda e Marjorie foram para o BMG/São Bernardo, Suelen para o Campinas e Bárbara para o Minas. O clube quer renovar contrato com Mari Cassemiro, Andreia e Dani.

ERRATA: A jogadora resolveu não assinar com o time e renovou com o Osasco.