sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Superliga (F): Hoje é dia das meninas na TV!

Sollys terá seu jogo transmitido pelo E! Interativo no sábado

Hoje, enfim, teremos duas transmissões válidas pela terceira rodada da Superliga Feminina. Estou certo de que teremos bastante equilibrio. O jogo que mais espero é entre Sesi e Praia Clube. As duas equipes são de muita qualidade e ambas tem condições de vencer. Aposto em um 3 x 2, e vocês? Abaixo, seguem todos os horários e transmissões:

Jogos dia 30/11:

19:30 h - Banana Boat/Praia Clube x Sesi SP - livescore no site da CBV

20:00 h - Pinheiros x Unilever/RJ - livescore no site da CBV

20:15 h - Rio do Sul x Amil/Campinas - livescore no site da CBV

21:00 h - São Bernardo x Usiminas/Minas - SporTV

Jogo 01/12:

18:00 h - São Cristóvão/São Caetano x Sollys Osasco - E! Interativo, livescore e parciais no @VoleiElite 

PS: Pessoal, hoje é minha formatura e terei uma missa e após será o Baile de Gala, então, por esta razão, não será possível de passar as parciais por aqui, mas vocês podem acompanhar os jogos pelo site da CBV (cbv.com.br), que mostra o ponto a ponto.

Brasil: Ary Graça é sensato e critica Mari

Pessoal, este é o vídeo que o presidente da CBV e da FIVB, Ary Graça, comenta sobre as declarações dadas por Mari nos últimos meses com relação ao corte da seleção brasileira que iria a Londres.


OPINIÃO DO BLOG: Ser cortado de um time após vários anos de serviço não deve ser fácil, mas Mari está revoltada até demais pelo corte. Ela sabia que estava mal tecnicamente e que tinha grandes chances de estar fora, ponto final. Além de estar mal tecnicamente, há rumores de que Mari foi uma das responsáveis pelo episódio que separou o grupo. Não seria viável ao Zé levar uma atleta que não estava com um bom relacionamento e muito mal tecnicamente. Zé foi correto e levou as imparciais Tandara e Natália, jovens que podem ser o futuro do Brasil em 2016. Discordo também das declarações de Mari quando ela diz que o seu corte fez mal ao grupo. As únicas que choramingaram nas redes sociais foram Thaisa, Fabiana e Sheilla. SÓ.  Acho que o que falta na seleção feminina é que as jogadoras parem de achar que ir para a seleção é fazer amiguinhas, brincar de casinha e fazer grupinhos. Quando isso acontecer, sem dúvidas será absoluto no cenário internacional.

Superliga (M): Melhores da 2ª rodada


Marcelinho, jogador do Minas (Foto: Ana Paula Moreira / GLOBOESPORTE.COM)

Maior Pontuador: Rivaldo (Campinas): 25
Ataque: Theo (RJX)
Bloqueio: Leal (Cruzeiro)
Saque: Lucão (RJX)
Defesa: Marcelinho (Minas)
Levantamento: William (Cruzeiro)
Recepção: Felipe (Cruzeiro)
Líbero: Lucas (Minas)
MVP: Marcelinho - 1º Defesa e 2º Levantamento


Superliga (M): Classificação após 2ª rodada

Com duas grandes vitórias, RJX segue na liderança da competição!

Classificação: (venceu-perdeu)

1. RJX (2-0): 6 pontos
2. Sada Cruzeiro (2-0): 6 pontos
3. Medley/Campinas (2-0): 5 pontos
4. Volta Redonda (2-0): 4 pontos
5. São Bernardo (1-1): 3 pontos
6. Canoas (1-1): 3 pontos
7. Vivo/Minas (1-1): 2 pontos
8. Vôlei Futuro (1-1): 2 pontos
9. Sesi SP (0-2): 2 ponto
10. S. I. Florianópolis (0-2): 1 ponto
11. Funvic (0-2): 1 ponto
12. UFJF (0-2): 0 pontos

Superliga: 2ª rodada - Rodada sem transmissão tem 4 jogos que acabaram no tie break!



Revolta generalizada entre torcedores e atletas. Mais uma vez as emissoras tiveram descaso com a Superliga e não transmitiram um jogo sequer desta tão disputada rodada. O SporTV, canal que mais transmitirá jogos na temporada, reprisava um jogo do Brasileirão Série D (Sim, é isso mesmo, série D), enquanto os nossos craques da Liga faziam jogos espetaculares. Atletas como o campeão olímpico Gustavo Endres ficaram revoltados com a falta de reconhecimento e se pronunciaram diante das redes sociais, como o twitter e facebook. Falando da rodada... Jogos mais uma vez bastante equilibrados, sendo que 4 das 6 partidas terminaram apenas no tie break. O Minas, após começar a competição perdendo um clássico, se recuperou e virou diante do Floripa, que até tentou emplacar sua primeira vitória na competição. O Sesi perdeu mais uma vez no tie break, mesmo com Sidão relacionado, a equipe não conseguiu vencer o bem estruturado Campinas, que contou com uma atuação de gala do clássico ponteiro Renato no fundo de quadra. Já o Cruzeiro (foto) não sofreu muito para vencer o Canoas. Com um elenco muito forte, o elenco celeste mostra mais uma vez que está muito disposto a manter o título da Superliga. Destaque para Leal e Wallace, que vem sendo os principais atacantes da equipe. Já o VF, com muita garra e guiados pelos experientes Vini e Ricardinho, alcançou sua primeira vitória contra os meninos de SBC. RJX, mais uma vez, foi absoluto na partida e venceu por 3 sets a 0, seguindo na liderança da competição, com a mesma pontuação do Cruzeiro, que perde nos critérios de desempate. Volta Redonda venceu mais uma no tie break contra um adversário (provavelmente) direto na tabela. Confira os resultados abaixo:

2ª rodada:

Vivo/Minas 3 x 2 Super Imperatriz Florianópolis (22/25, 25/16, 20/25, 25/21 e 15/08) - Estatísticas
MVP: Thiago - Thiago 22, Lucarelli e Henrique 13 pts; Thiagão 22 e Dirceu 16 pts.

Medley/Campinas 3 x 2 Sesi SP (23/25, 25/22, 19/25, 25/21 e 15/13) - Estatísticas
MVP: Renato - Rivaldo 25 e Gustavão 16 pts; Lorena 21 e Murilo 20 pts.

Sada Cruzeiro 3 x 0 Canoas (25/21, 25/20 e 25/21) - Estatísticas
MVP: William - Leal 14 e Wallace 12 pts; Dentinho e Xanxa 9 pts.

Volei Futuro 3 x 2 São Bernardo (22/25, 25/23, 25/23, 18/25 e 19/17) - Estatísticas
MVP: Vini - Najari 20, Vini e Temponi 15 pts; Pedrinho 23 e Renan 15 pts.

RJX 3 x 0 Funvic/Midia Fone (25/11, 25/21 e 25/18) - Estatísticas
MVP: Theo - Theo 15 e Lucão 12 pts; Breno 11 e Sérgio 9 pts.

UFJF 2 x 3 Volta Redonda (25/19, 18/25, 25/21, 19/25 e 11/15) - Estatísticas
MVP: Maurício - Luan 22 e Robinho 16 pts; Leozão 24 e Alberto 12 pts.

Mercado: Lokomotiv, de Ju Costa e Mari Pedra, fecha com Miyashiro


A americana Tamari Miyashiro, segunda líbero da seleção americana em Londres, fechou contrato com o Lokomotiv Baku, clube das brasileiras Ju Costa e Mari Pedra. A jogadora estava nos Estados Unidos sem bons contratos, mas agora já vive em Baku e treina com o time.

A jogadora de 25 anos, que na temporada passada defendeu o Bielsko-Biala (POL), chega ao clube azeri para brigar pela vaga de titular com a búlgara Mariya Filipova, líbero do time nos últimos anos.

fonte: inside-volley.com

Mercado: De Gennaro na mira do Villa Cortese


A líbero italiana Monica De Gennaro está na mira do Asystel Villa Cortese. Com o afastamento de Paola Cardullo, o time está em busca de uma líbero de maior nível técnico, e então resolveram conversar com De Gennaro, segunda líbero da seleção italiana em Londres, que hoje joga no KGS Pesaro.

Pessoas próximas do Pesaro disseram que acham pouco provável de acontecer a transferência. Já o Villa, tem até janeiro para tentar executar a contratação, pois após esse período, as janelas se fecham e mais nenhuma jogadora pode ser inscrita no Campeonato Italiano.

fonte: volleyball.it

Brasil: Zé Roberto renova por mais um ciclo


O que era especulação foi confirmado nesta segunda-feira (29) pela CBV: o técnico Zé Roberto vai permanecer à frente da seleção feminina por mais um ciclo. O acerto foi sacramentado em uma reunião na sede da entidade, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro.

"Já estava praticamente tudo acertado. O objetivo sempre foi a continuidade do trabalho do Zé Roberto. As questões que faltavam ser definidas já foram compostas e estamos comunicando oficialmente que ele continua", disse o superintendente técnico de seleções da CBV, Paulo Márcio.

Com o acerto, Zé Roberto vai para seu terceiro ciclo com a seleção feminina. Nos dois primeiros, conquistou duas medalhas de ouro nos Jogos de Londres, duas de prata no Mundial, além de títulos no Grand Prix, Copa dos Campeões, Sul-americano e Jogos Pan-americanos. O objetivo maior do treinador passa a ser levar a geração de Fabiana e Sheilla ao tricampeonato olímpico no Rio.

"Estou muito feliz por poder representar o Brasil por mais quatro anos, com uma responsabilidade grande de fazer com que a equipe desempenhe um bom papel na Olimpíada. Meu desejo sempre foi dar sequência a esse trabalho. Enquanto tiver essa vontade e, principalmente, esse orgulho de elevar o nome do nosso país, farei o meu melhor. Sempre."

fonte: saqueviagem.com.br

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

EUA: Larson fala sobre Kazan, Londres e futuro na seleção americana

Jordan Larson - Olympics Day 7 - Volleyball

Talvez as perguntas sobre Olimpíadas sejam ruins. Mas, por favor diga-nos e aos nossos leitores um pouco sobre suas impressões sobre deste grande evento. Em particular, a equipe feminina dos EUA venceu as brasileiras na fase de grupos, e o que aconteceu no final? - Nós esbarramos muitas vezes com a seleção brasileira. E sempre vencemos. Mas neste final de elas deram apenas sorte. 

Talvez elas foram mais cobradas cobrados para o jogo, e quiseram se vingar? - Eu não sei. Desta vez, elas foram melhores do que nós, então nós perdemos. Mas eu acho que a equipe dos EUA é a melhor equipe. Queríamos chegar a medalha de ouro, mas o que aconteceu, aconteceu. 

Não relaxar foi um dos motivos que levou os EUA ao primeiro lugar do grupo? - Não, acho que não. Jogamos fora de forma gradual e com cada jogo crescemos. Jogamos um bom voleibol até as finais. E no final do jogo, apenas de alguma forma falhou. 

E se você tivesse que jogar contra a Rússia, que seria mais fácil ou mais difícil para você? - Eu acho que seria um bom jogo. Embora a equipe nacional russa tem um monte de problemas... Principalmente com a comunicação entre os jogadores. Mas ainda é uma equipe muito forte. No entanto, não posso dizer como isso teria terminado o jogo: uma vitória poderia beneficiar ambas as equipes. 

Você está planejando jogar a próxima Olimpíada? - Eu não sei. Quatro anos... é muito tempo. Também neste verão eu não jogar na seleção. Talvez no próximo eu jogue. Em qualquer caso, tenho que consultar a família e decidir o que é melhor para mim.


Prata nos Jogos Olímpicos de 2012 - é um dos últimos acontecimentos em sua vida. E conte-nos sobre o início. Por exemplo, um de seus fãs têm um argumento na internet: você nasceu ou Hooper em Fremont? Ambas as cidades são mencionadas no artigo da Wikipedia dedicado a você. - Eu nasci em Fremont. Mas ambas as cidades estão localizados nas proximidades: 10 minutos, 10 milhas na estrada. Minha família se mudou para Hooper, quando eu tinha 5 anos de idade. E então eu morava em Hooper até eu ir para a Universidade em 2005. 

Você começar a jogar vôlei em Hooper? -. Sim, na escola.

Por que você escolheu o voleibol, e não, digamos, uma bola de basquete popular americana? - Eu gosto do aspecto da equipe voleibol, a equipe de jogo, e não ficar correndo em volta da quadra. No basquete, tem muito para correr - Eu não gosto disso. Para mim o melhor no vôlei é a comunicação na equipe. Isso é bom. 


Após a universidade que você foi jogar por uma temporada em Porto Rico, e logo em seguida para a Rússia. Por que escolheu jogar no Dinamo Kazan da Rússia? Foi sua escolha própria ou você recebeu muitos elogios? Este foi o meu melhor contrato. Depois de Porto Rico, foi-me oferecido contratos para vários países: na Itália, na Turquia. Mas a Rússia é a melhor opção. Embora eu tenha chegado aqui, em muitos aspectos, ao acaso - apenas esperando por uma boa situação. E agora a situação é simplesmente maravilhosa. Discuto sobre isso com meu marido. E tem sido de quatro anos, e está tudo bem. No início, realmente, houve dificuldades. A equipe ainda se chamava "Kazanochka". Não tinha muito dinheiro. Mas quando ela veio para o novo diretor (Chernyshev), os problemas desapareceram, e a cada ano está ficando melhor. 

Jogar por quatro anos no Dinamo Kazan é muito legal. Tal lealdade é admirável para a equipe. Por exemplo, sua colega Heather Bown passou de clube para clube nas últimas temporadas. - Muitos jogadores gostam de constantemente de mudar alguma coisa. Mas para mim o melhor consistência. Isso gera confiança na equipe. Por isso, é melhor para mim. 

Usar o número 10 na camisa significa algo para você?- Sim, este é o meu número favorito. Eu tenho isso desde que era uma criança. Mas na seleção dos EUA, eu não poderia jogar nesse número, porque com ele jogava Kim Glass, mas depois eu consegui jogar com a 10!

Os fãs criaram um grupo numa rede social, dedicado a você. As pessoas lá fora, é claro, até um pouco mais e de Kazan, mas também em outras cidades na Rússia e na Ucrânia. - Sim! (Surpreendida e feliz.) Jordan, você poderia dizer algo para seus fãs? - Obrigado! Eu não sei ... Isto é algo incrível! Obrigado por seu apoio, a sua ajuda. É muito bom ter fãs tão leais.

fonte: dinamo-kazan.com

ERRATA: Ognjenovic na Polônia


ERRATA. Estamos corrigindo a notícia postada aqui no blog com relação a Maja Ognjenovic. A levantadora sérvia não fechou com o Lokomotiv Baku, como estava afirmando sites confiáveis da imprensa européia, mas sim com o Impel Guardia Wroclaw, da Polônia. Ela chega para substituir Kim Staelens, que se desligou da equipe por motivos pessoais.

Pedimos desculpas com o erro cometido pelo blog anteriormente! ;)

Superliga (M): Cubano Leal é o melhor da 1ª rodada






Maior Pontuador: Renan (SBC): 27 pontos
Ataque: Thiago Alves (RJX)
Bloqueio: Lucão (RJX)
Saque: Wallace (Cruzeiro)
Defesa: William (Cruzeiro)
Levantamento: Bruninho (RJX)
Recepção: Renato (Campinas)
Líbero: Alan (Campinas)
MVP: Yoandy Leal (Cruzeiro) - 6º Ataque, 2º Saque e 2º Defesa

Superliga (M): 1ª rodada; Desfalcado, Sesi cai diante do Bernô


E a Superliga começou quente. Já na estréia, o Sesi não teve chances de contar com três titulares (Lorena cumprindo suspensão pelos cartões da temporada passada, Éder e Sidão lesionados) e com isso figurou a primeira zebra ao ser derrotado pelos talentosos garotos do São Bernardo. Vitória com autoridade e de virada. Com exceção deste jogo, mais nenhuma surpresa. Muitos esperavam jogos mais disputados entre Minas x Cruzeiro e Campinas x VF, menos eu. Minas, desfalcado dos estrangeiros (Rejlek e Quiroga), passa a ser uma equipe "comum", enquanto o Vôlei Futuro, a princípio, colhe os frutos de uma diretoria confusa e da falta de verba para fazer boas contratações. Volta Redonda também jogou bem e venceu no tie break. RJX absoluto, vitória com vigor e show de Lucão (11 ataques, 100% DE APROVEITAMENTO!, 7 bloqueios e 1 ace). Confira abaixo os resultados:

1ª rodada:

São Bernardo 3 x 2 Sesi SP (23/25, 21/25, 28/26, 25/19 e 15/13) - Estatísticas
MVP: Renan - Renan 27 e Pedro 16 pts; Barth e Leo 17 pts.

Vivo Minas 0 x 3 Sada Cruzeiro (21/25, 19/25 e 21/25) - Estatísticas
MVP: Felipe - Lucarelli 12 e Lucas 11 pts; Wallace 14 e Leal 11 pts.

Funvic/Midia Fone 2 x 3 Volta Redonda (25/20, 23/25, 23/25, 25/15 e 08/15) - Estatísticas
MVP: Vinícius - Sérgio 20 e Deivid 11 pts; Vinicius 25, Ezinho, Alberto e Jonatas 12 pts.

Canoas 3 x 1 Super Imperatriz Florianópolis (15/25, 25/21, 25/21 e 25/19) - Estatísticas
MVP: Minuzzi - Minuzzi, Salsa e Xanxa 12 pts; Leo 14 e Dirceu 12 pts.

UFJF 0 x 3 RJX (15/25, 18/25 e 21/25) - Estatísticas
MVP: Lucão - Luan 17, Victor Hugo e Aureliano 5 pts; Lucão 19 e Theo 16 pts.

Medley/Campinas 3 x 0 Vôlei Futuro (25/22, 25/21 e 25/21) - Estatísticas
MVP: Rivaldo -  Rivaldo 20 e Jurquin 14 pts; Vini 11, Najari e Temponi 8 pts.


Classificação: (venceu-perdeu)

1. RJX (1-0): 3 pontos
2. Sada Cruzeiro (1-0): 3 pontos
3. Medley/Campinas (1-0): 3 pontos
4. Canoas (1-0): 3 pontos
5. São Bernardo (1-0): 2 pontos
6. Volta Redonda (1-0): 2 pontos
7. Funvic/Midia Fone (0-1): 1 ponto
8. Sesi SP (0-1): 1 ponto
9. Super Imperatriz Florianópolis (0-1): 0 pontos
10. Vôlei Futuro (0-1): 0 pontos
11. Vivo/Minas (0-1): 0 pontos
12. UFJF (0-1): 0 pontos

terça-feira, 27 de novembro de 2012

Superliga (F): Fabíola é MVP da segunda rodada






Maior Pontuadora: Dani (São Caetano) com 23 pontos
Ataque: Fabiana (Sesi SP)
Bloqueio: Juciely (Unilever/RJ)
Saque: Fabiola (Osasco)
Defesa: Thais David (Minas)
Levantamento: Dani Lins (Sesi SP)
Recepção: Suelen (Campinas)
Líbero: Suelen (Campinas)
MVP: Fabíola (Osasco) - 1. Saque; 2. Levantamento; 10 Defesa

Superliga (F): Classificação após segunda rodada (27/11); Praia em primeiro


Classificação (venceu-perdeu):
1. Praia Clube (2-0): 6 pontos
2. Unilever/RJ (2-0): 6 pontos
3. Sesi SP (2-0): 6 pontos
4: Sollys Osasco (1-1): 3 pontos
5. Usiminas/Minas (1-1): 3 pontos
6. Amil/Campinas (1-1): 3 pontos
7. São Caetano (1-1): 3 pontos
8. Pinheiros (0-2): 0 pontos
9. São Bernardo (0-2): 0 pontos
10. Rio do Sul (0-2): 0 pontos

* Critérios de desempate fazer com que o
Praia 
lidere a SL 2012/2013 após a rodada.

Superliga (F): 2ª rodada - No duelo dos técnicos, Zé Roberto sai na desvantagem

Com Natália e Jucy inspiradas, RJ vence Amil e soma mais 3 pontos

Assim como na primeira temporada, não tivemos nenhum tie break, entretanto, os jogos foram bastante disputados e decididos nos detalhes. Já na segunda rodada, restaram apenas 3 invictos: Sesi, Praia Clube e Unilever. Todas as outras equipes já acumulam pelo menos uma derrota na competição. O Sollys conseguiu se reabilitar e fez uma grande partida diante do São Bernardo, que não teve chance alguma contra Thaisa e cia. A vitória foi importante também para recuperar a confiança de algumas atletas, como Ivna, que substitui Sheilla no time titular. A notícia boa é que a bicampeã olímpica já foi relacionada para a partida e aos poucos se recupera da lesão no pé e busca sua melhor forma. O Sanca também se reabilitou e fez uma ótima partida contra o Minas. O jogo em si foi bem agradável, disputado e com poucos erros (o que para mim é essencial). Sesi, mesmo inconstante, venceu o Rio do Sul, que teve que improvisar Paula Barros como líbero, após o pedido de desligamento de Nine. Praia Clube também não deu chances ao adversário. O jogo mais esperado da rodada ficou entre Unilever x Campinas. Jogo de muitos erros, mas já deu para a notar a evolução das duas equipes. O Campinas esteve muito bem na defesa e finalmente a búlgara Vasileva "estreou". Etsi brilhou ao substituir Ju Nogueira e fez 18 pontos, ajudando o Campinas a vencer o terceiro set. Pelo Unilever, Natália e Tom fizeram uma partida equilibrada, mas particularmente, preferi o jogo de Juciely, dona de 15 pontos no jogo, sendo 9 de bloqueio e 6 de saque. Os blocks mortais de Jucy tiraram a confiança do ataque de Campinas, que encontrou dificuldades para furar o paredão carioca. Duelo particular dos técnicos Bernardinho x Zé. O técnico da Unilever e também da seleção masculina, levou a melhor. Confira abaixo as estatísticas, MVP dos jogos e parciais:

2ª rodada:

Amil/Campinas 1 x 3 Unilever/RJ (23/25, 21/25, 25/20 e 15/25) - Estatísticas
MVP: Natália - Vasileva 18 e Ramirez 11 pts; Natália e Juciely 16 pts.

Sollys/Nestlé Osasco 3 x 0 São Bernardo (25/18, 25/10 e 25/09) - Estatísticas
MVP: Ivna - Ivna 14 e Thaisa 11 pts; Renatinha 10, Giovanna e Renata 6 pts.

São Cristóvão Saúde/São Caetano 3 x 1 Usiminas/Minas (25/21, 26/24, 18/25 e 25/20) - Estatísticas
MVP: Dani - Dani 23 e Aline S. 15 pts; Fê Isis 19 e Bárbara 18 pts.

Pinheiros 0 x 3 Banana Boat/Praia Clube (19/25, 14/25 e 17/25) - Estatísticas 
MVP: Ju Carrijo - Andreia 10 e Carol 8 pts; Herrera 14 e Mayhara 11 pts.

Rio do Sul 0 x 3 Sesi SP (11/25, 24/26 e 23/25) - Estatísticas
MVP: Elisângela - Neneca 15 e Elis 14 pts; Elisângela 15 e Fabiana 12 pts.

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Superliga (F): Classificação + Jogos da 2ª rodada

Unilever está na primeira colocação devido aos critérios de desempate

E a primeira rodada já se foi e agora já tivemos o gosto de como será a temporada! Favoritos perderam, e os times considerados "pequenos" conseguiram fazer boas partidas. Com toda certeza será um campeonato equlibrado, assim como nos últimos anos. Já pensando na próxima rodada, postei abaixo os jogos e em todos eles, as parciais estarão no nosso twitter. A partida mais esperada é entre Campinas e Unilever, pois é um duelo de dois dos 4 grandes times do voleibol brasileiro, sendo que um deles perderá o posto de invicto na competição, já na segunda rodada. Não sei ao certo como está o ritmo de jogo do Unilever, mas creio que com a disciplina tática e com Pavan jogando bem, tem tudo para ser um grande jogo. Campinas vem com tudo após a vitória contra Osasco.

Classificação:

1. Unilever: 3 pts
2. Minas: 3 pts
3. Praia Clube: 3 pts
4. Campinas: 3 pts
5. Sesi SP: 3 pts
6. Pinheiros: 0 pts
7. Osasco: 0 pts
8. São Bernardo: 0 pts
9. Rio do Sul: 0 pts
10. São Caetano: 0 pts.

Jogos da 2ª rodada (27/08):

15:00 - Pinheiros x Praia Clube - livescore e parciais no @VoleiElite

19:00 - Amil Campinas x Unilever - SPORTV, livescore e parciais no @VoleiElite

19:30 - Sollys Osasco x São Bernardo - livescore e parciais no @VoleiElite

19:30 - São Caetano x Minas - livescore e parciais no @VoleiElite

20:15 - Rio do Sul x Sesi SP - livescore e parciais no @VoleiElite

Superliga (F): Melhores jogadoras da rodada (23/11)


Ingrid aproveitou a chance com
Talmo e foi eleita a melhor da rodada
Maior Pontuadora: Yusleyni Herrera (Praia Clube): 33 pontos
Ataque: Yusleyni Herrera (Praia Clube)
Bloqueio: Fernanda Isis (Minas)
Saque: Renata Guerreiro (São Bernardo)
Defesa: Ivna Marra (Osasco)
Levantamento: Claudinha Bueno (Minas)
Recepção: Tassia Sthael (Minas)
Líbero: Arlene Xavier (Praia Clube)
MVP: Ingrid Felix (Sesi): 8ª Ataque, 5ª Defesa e 3ª Recepção

Mercado: Ognjenovic se junta a Ju Costa em Baku


A levantadora Maja Ognjenovic desistiu de parar por um ano e resolveu acertar com o Lokomotiv Baku, time das brasileiras Ju Costa e Mari Pedra. Maja é uma jogadora de muita qualidade, além de ser atual campeã européia, juntamente com o resto da seleção sérvia. Ela jogou, a partir de Janeiro, pelo Modena (ITA) e logo após o fim da temporada, foi participar de sua segunda olímpiada, que seria sua última competição oficial, entretanto, com o fracasso de sua equipe, ela resolveu voltar. Ognjenovic tem 28 anos de idade e 1,83 metros.

Maja chegou ao Loko, e a líbero Magdalena Saad, em comum acordo com o clube, decidiu sair e defenderá um clube polonês, onde ela terá oportunidade de jogar como titular. Para incrementar ainda mais o time, os diretores da time azeri estão perto de fechar com a líbero Tamari Miyashiro, prata com os EUA em Londres.

fonte: inside-volley ; apasport

Superliga (F): 1ª rodada; Amil surpreende e bate Osasco na estréia

Com show de Fernandinha, o Amil/Campinas bateu as osasquenses

Não tivemos muitas surpresas nesta rodada de estréia, e os favoritos venceram seus compromissos, com exceção do Osasco, que estava desfalcado de Sheilla e Adenízia (a primeira, volta em 2 semanas, enquanto a central só treinará em fevereiro de 2013). Esta é a primeira vez que o Sollys perde um clássico nesta temporada (bateu Campinas e Sesi no Paulista, todas as vezes por 3 sets a 0 ou 3 sets a 1), e isso deve manter a equipe em alerta, já que as titulares campeãs olímpicas ainda vão demorar para reintegrar o time. Com relação ao Amil/Campinas, temos três boas notícias: Fernandinha voltou a jogar o voleibol que a consagrou no exterior, Vasileva já está pronta para estrear e a equipe ganhou muita confiança para o decorrer da competição. Unilever ok, vencer por 3 x 0 e somou os 3 pontos. O Sesi jogou bem (mesmo com Tandara no banco), com exceção do 2° set, que deu vexame e perdeu por 25 x 8. A parte ruim, para mim, foi ver Tandara no banco. Ela é uma jogadora de mais experiência que Ingrid e pode fazer a diferença como ponteira nos jogos mais difíceis. Praia Clube e Minas não deram margem ao azar e também venceram. Confira abaixo os resultados, MVP's de cada partida e também o link do jogo para Sollys x Amil.

1ª rodada: 

Sesi SP 3 x 1 Pinheiros (25/19, 08/25, 25/19 e 25/20) - Estatísticas 
MVP: Ingrid - Ingrid 17 e Fabiana 14 pts; Andreia 22, Lara e Glauci 10 pts.

Banana Boat/Praia Clube 3 x 1 São Bernardo (21/25, 25/17, 25/14 e 29/27) - Estatísticas
MVP: Herrera - Herrera 33 e Michelle 11 pts; Renatinha 19 e Edneia 9 pts.

Unilever RJ 3 x 0 São Cristóvão Saúde/São Caetano (25/13, 25/20 e 25/18) - Estatísticas 
MVP: Pavan - Pavan 15 e Natália 9 pts; Dani, Isabela e Aline 7 pts.

Usiminas/Minas 3 x 0 Rio do Sul (25/17, 25/22 e 25/21) - Estatísticas 
MVP: Thaisinha - Lia 15 e Thaisinha 10 pts; Elis 13 e Neneca 11 pts.

Sollys/Nestlé Osasco 1 x 3 Amil Campinas (24/26, 25/11, 14/25 e 18/25) - Estatísticas 
MVP: Fernandinha - Jaqueline 17 e Fê Garay 12 pts; Ramirez 17 e Pri Daroit 15 pts.

Jogo Amil x Sollys:

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Superliga (F e M): Apresentação SL + Fotos

Tudo pronto para a 19ª edição da Superliga de Vôlei. Nesta quarta-feira (21.11), em São Paulo (SP), aconteceu a festa de lançamento da maior competição de clubes do voleibol brasileiro. Com a presença de grandes estrelas, técnicos e dirigentes, a Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) deu o saque inicial para o torneio que reunirá 10 clubes no feminino e 12 no masculino em busca de um único objetivo: o lugar mais alto do pódio.

O superintendente técnico da CBV, Renato D’Avila, enalteceu os clubes participantes e lembrou que a Superliga está próxima de chegar à 20ª edição. “A festa de lançamento da Superliga é sempre um momento de congraçamento. Além de ser bem produzida e realizada, é uma demonstração da força dos clubes brasileiros, de um voleibol de alto nível. As equipes podem se modificar, mas sempre prevalece o equilíbrio técnico. Esse ano ainda servirá de preparação para a 20ª edição”, afirmou Renato.

Cinco estados brasileiros estarão envolvidos na Superliga 12/13 ao longo de cinco meses. No feminino, Banana Boat/Praia Clube (MG), São Bernardo (SP), Sesi-SP, Pinheiros (SP), Rio do Sul (SC), Sollys/Nestlé (SP), Unilever (RJ), Usiminas/Minas (MG), São Cristovão Saúde/São Caetano (SP) e Vôlei Amil (SP).

A ponteira Jaqueline, que continua defendendo as cores do Sollys/Nestlé, atual campeão, acredita que o time de Osasco está pronto para lutar por mais um título. “Nossa equipe está em um bom momento. Tivemos uma temporada maravilhosa em 2012. O grupo teve algumas modificações, com a chegada de jogadoras como Fernanda Garay eSheilla, que fizeram muito bem ao grupo. O companheirismo e a amizade entre as atletas ajudam muito no sucesso do nosso trabalho”, garantiu Jaqueline.

Já no masculino lutarão pelo título Canoas (RS), Super Imperatriz Vôlei (SC), Funvic/Mídia Fone (SP), São Bernardo (SP), Medley/Campinas (SP), RJX (RJ), Sada Cruzeiro (MG), Sesi-SP, Vivo/Minas (MG), UFJF (MG), Vôlei Futuro (SP) e Volta Redonda (RJ).

O campeão olímpico Dante, do RJX, ressalta que essa edição da Superliga terá um alto nível técnico, com partidas marcadas pelo equilíbrio. “A expectativa é grande para mais uma Superliga. Os times têm uma qualidade enorme. O nosso elenco está ainda mais preparado. Mudamos algumas peças e temos um grupo ainda mais completo”, disse o jogador.

fonte: melhordovolei.com.br

Fotos:


























Superliga (F): Adenízia só deve voltar em fevereiro


Nesta quarta-feira, a meio de rede Adenízia foi submetida a uma cirurgia na mão direita por causa de um trauma que sofreu durante o treino de terça-feira, quando tentou defender uma bola e teve uma fratura no terceiro e quarto metacarpos (referente ao terceiro e quarto dedos). O procedimento foi bem sucedido e a jogadora tem seu retorno previsto às quadras em cerca de dois meses.

A cirurgia foi realizada pelo Dr. Tiago Fruges Ferreira, médico e ortopedista do Sollys/Nestlé, e pelos ortopedistas especialistas em mãos, Dr. Pio Torre Lara e Dra. Fernanda Paganotti. A operação durou cerca de 1 hora e 30 minutos e a atleta receberá alta hospitalar ainda nesta quinta-feira. O fisioterapeuta do Sollys/Nestlé, Fernando Fernandes, acompanhou a jogadora durante o pré e o pós-operatório e está dando total assistência para a atleta. 

fonte: nestle.com.br/sollysvolei

Superliga (F e M): CBV inova e transmitirá partidas pelo site

Exposição das camisas durante a Abertura da SL

O amante do vôlei será o grande beneficiado na temporada 2012/2013 da Superliga. A 19ª edição da competição será a de maior número de jogos transmitidos ao vivo da história, seja por TV aberta ou TV fechada. Mas a novidade, mesmo, serão as partidas em tempo real no site oficial da Confederação Brasileira de Voleibol (www.cbv.com.br).

Só o canal SporTV fará a cobertura de mais de 100 partidas, número superior ao da temporada passada. Já a TV Globo transmitirá oito jogos ao vivo, entre eles as finais da Superliga Feminina, que acontecerá em São Paulo (SP), e da Masculina, que será realizada no Rio de Janeiro (RJ) – só não foram definidos ainda os ginásios.

Para fortalecer ainda mais a principal competição do voleibol brasileiro, fazendo-a chegar a cada vez mais gente em todo o país, a CBV inovou. Assim como já fizera este ano nos Campeonatos Brasileiros de Seleções e no Vôlei Master, e também nos jogos do Circuito Banco do Brasil Vôlei de Praia, vai transmitir em tempo real partidas em seu site.

“Serão cem jogos só da fase classificatória, aqueles que não terão transmissão ao vivo da TV. Será uma oportunidade das pessoas assistirem a mais partidas. A gente já tentava viabilizar isso há algum tempo, e será um ganho enorme de visibilidade. O mundo inteiro poderá acompanhar a Superliga pelo nosso site”, informou Renato D’Avila, superintendente técnico da CBV.

Lembrando que o Esporte Interativo também continua a fazer cobertura ao vivo dos jogos. Costuma cobrir, por temporada, cerca de 25 partidas.

fonte: melhordovolei.com.br

Opinião pessoal: Fiquei muito feliz com a iniciativa das emissoras de estarem buscando transmitir o voleibol. Isso mostra que o tão vitorioso esporte vai ganhando ainda mais espaço no Brasil! Sobre o feito da CBV, creio que será iniciativa legal para popularizar o esporte, já que nem todos tem acesso a TV paga, que faz a maior parte das transmissões dos jogos. Se os links forem de boa qualidade, a ideia tem tudo para dar certo! Parabéns pela iniciativa da nossa Confederação, que aos poucos vai tentando se igualar às principais do mundo. :)

Superliga (F): Adenízia se lesiona e desfalca Osasco para o início da Superliga


Parece que a Bruxa anda solta pelos lados do Ginásio José Liberatti. Após conquistar tudo que podia, a equipe do Sollys Nestlé vem sofrendo com lesões de suas principais atletas às vésperas da estréia na Superliga, nesta sexta-feira, contra o Vôlei Amil.

Depois de Sheilla, que fraturou o pé em um acidente doméstico, agora foi a vez da central Adenízia se machucar em um lance corriqueiro de treino. Segundo informado pela assessoria do clube, o time treinava normalmente na tarde da última terça-feira quando a jogadora ao tentar executar uma defesa sofreu uma lesão na mão direita. “A Adenízia teve um trauma na mão direita durante o treino desta terça-feira e apresentou fratura do terceiro e quarto metacarpos. A jogadora será operada por um cirurgião de mão nesta quarta-feira à tarde e estarei junto acompanhando todo procedimento cirúrgico”, declarou o médico do clube, Tiago Fruges Ferreira. Segundo ele, o tempo de recuperação ainda não pode ser previsto.

O time comandado pelo técnico Luizomar de Moura estreia na edição 2012/13 da Superliga nesta sexta-feira, às 21h, diante do Vôlei Amil, no Ginásio Municipal José Liberatti, em Osasco.

fonte: melhordovolei.com.br

terça-feira, 20 de novembro de 2012

Superliga (F): Análise das equipes para a temporada 2012/2013


Como já é de costume, todo ano antes da Superliga começar, fazemos uma análise para o que pode estar por vir no campeonato. Sem dúvidas será um grande ano da Superliga, muito parecido com a temporada anterior. Na minha opinião, temos 5 grandes equipes: Sollys, Unilever, Sesi, Campinas e Praia Clube. Estas equipes fizeram investimentos maiores do que no ano anterior, mas assim como anteriormente, seguimos com 5 forças no nosso voleibol, devido ao baixo investimento do Minas e fim do Vôlei Futuro. Todas as equipes montaram times bem estruturados, com jogadoras de qualidade, então, a parte tática de cada um deles poderá fazer a diferença. Abaixo, segue uma análise individual das 10 equipes participantes desta edição e também os confrontos, horários e transmissões da primeira rodada:

Sollys/Nestlé Osasco: Levantadoras Fabíola e Karine, opostas Sheilla e Ivna, ponteiras Jaque, Fê Garay, Gabi e Samara, centrais Adenízia, Thaisa e Dani Suco e a líbero Camila Brait. Sem dúvidas é o grande favorito ao título, pela equipe que montou. Todas as jogadoras do elenco titular são de seleção brasileira, além de ter um banco jovem e promissor. 5 campeãs olímpicas, sendo que 4 delas jogaram como titulares nas quadras londrinas. Vejo poucos pontos fracos nessa equipe, já que elas apresentam sempre um passe estável (Jaqueline, Garay e Camila são jogadoras muito boas de passe), e com este fundamento fluindo bem, a levantadora Fabíola precisa se preocupar apenas com a parte técnica individual, pois todas as atacantes tem condições de colocar a bola no chão. Além de tudo, o bloqueio deve ser a grande arma da equipe. Já no campeonato paulista elas colecionaram excelentes atuações neste fundamento. O único ponto fraco que vejo é a defesa. Apenas Jaque e Brait são especialistas no fundamento, enquanto as outras atletas são apenas medianas no fundo de quadra. Na nossa opinião, briga pelo título Principais jogadoras: Sheilla, Thaisa e Jaqueline.

Unilever/SKY Rio de Janeiro: Levantadoras Fofão e Roberta, opostas Pavan e Bruna, ponteiras Natália, Tom, Regiane, Gabi e Amanda, centrais Valeskinha, Juciely, Luciane e Mara e a líberos Fabi e Juju. Não é uma equipe melhor tecnicamente do que o Osasco, mas a organização tática do técnico Bernardinho será essencial para que essa equipe consiga fazer frente ao grande rival. A equipe carioca se reformulou bastante e trouxe peças importantes, e desta vez poderá contar com Natália, recuperada. Creio que esta jogadora terá que dividir a responsabilidade no ataque com a canadense Sarah Pavan, oposta de 196 cm que chegou para substituir Sheilla, agora em Osasco. Pavan é uma jogadora de muito potencial, e com a série de amistosos realizados pelo Unilever, ela já parece estar mais entrosada com a levantadora Fofão, outra atleta de altíssimo nível que volta a jogar nesta temporada. Falando em atletas consagradas, Logan Tom resolverá o problema de passe que tanto intrigou o técnico na temporada passada, e ao lado de Fabi, será responsável pela construção do contra ataque (defesa). A experiência é um ponto positivo, já que 5 atletas da equipe titular (Juciely, Valeskinha, Fofão, Tom e Fabi) já passaram dos 30 anos e tem uma grande bagagem que contrubirá em momentos decisivos. Um ponto negativo, na minha opinião, é o rendimento das centrais. Juciely foi regular na temporada passada e Valeskinha não se saiu nada bem. Entretanto, são grandes atletas e devem estar bem preparadas para este ano. Na nossa opinião, briga pelo título Principais jogadoras: Pavan, Natália e Fofão.

Usiminas/Minas: Levantadoras Claudinha e Marcella, opostas Lia e Lenisse, ponteiras Thaisinha, Thais e Carla, centrais Bárbara, Fê Isis, Gabi, Raquel e Nandyala e as líberos Tássia e Renatinha. Tecnicamente inferior aos últimos três times do Minas. A equipe teve sua renda dividida ao meio e não conseguiu fazer boas contratações, não podendo nem se abrir ao mercado internacional (O Minas, nas últimas três temporadas, teve Nancy Metcalf e Annerys Vargas, Yusleiny Herrera e Nicole Fawecett, Yusleiny Herrera e Daymi Ramirez, respectivamente). A equipe fez 6 amistosos nesse ano e ainda não parece bem estruturada para o próximo ano. Perdeu os 2 jogos para a Unilever, 2 para o Praia Clube e 1 para a seleção infanto-juvenil do Brasil. A única vitória veio no segundo jogo contra as brasileiras. O bloqueio segue sendo uma deficiência, já que o time titular não é tão alto, apresentando uma média de 1,81 m. Nem tudo são pontos negativos... Thais chegou para dar estabilidade no fundo de quadra, Thaisinha e Lia são boas atacantes, e as centrais conseguem rodar algumas bolas. Creio que neste ano, o Minas dependerá ainda mais da talentosa levantadora Claudinha, que com uma distribuição homogênea, pode ajudar a suprir os problemas técnicos do time. Na nossa opinião, não briga pelo título Principais jogadoras: Lia, Thaisinha e Claudinha.

Sesi SP: Levantadoras Dani Lins, Carol Albuquerque e Marcelinha, opostas Elisângela e Jéssica, ponteiras Sassá, Tandara, Suelle e Ingrid, centrais Bia, Fabiana, Marina, Natália, Roberta e Fran, líberos Verê, Michelle e Juliana. O Sesi sofreu com lesões nesse início de temporada. Marina, Elisângela e Sassá sofreram alguns problemas neste início. Suelle se lesionou em um amistoso contra o Unilever e a líbero Michelle segue se recuperando de uma cirurgia na mão. Como a equipe nunca esteve com suas melhores em quadra para serem analisadas, não seria justo falar das atuações passadas. Entretanto, dá para notar que a característica de uma boa defesa, como no ano passado, se manteve, e agora, com a chegada das centrais Fabiana e Bia, o bloqueio está mais bem estruturado. Falando em Bia, ela foi uma grata surpresa para mim. Está jogando muito bem e parece que a levantadora Dani Lins confia bastante nela também no ataque. Creio que nesta temporada a equipe terá uma maior variação de jogadas. Sem dúvidas, pelo menos no papel, está mais forte. Além disso, apresenta um banco muito sólido, com jogadoras que poderiam ser titulares de outras equipes de alto nível, entre elas podemos citar a levantadora Carol Albuquerque, campeã olímpica com a seleção brasileira em 2008. O Sesi é uma equipe experiente, com 4 campeãs olímpicas no elenco titular (Fabiana, Sassá, Dani Lins e Tandara) e também com Elisângela, capitã de 34 anos, bronze nas olimpíadas de Sydney em 2000. Ponto negativo é não ter apresentado uma derrubadora de bola, por enquanto. Na nossa opinião, briga pelo título. Principais jogadoras: Fabiana, Dani Lins e Tandará.

Banana Boat/Praia Clube: Levantadoras Camila Torquette, Camilla Adão e Ju Carrijo, opostas Monique e Nicole, ponteiras Michelle, Herrera, Dayse e Sara, centrais Letícia Hage, Dani Scott, Mayhara e Angélia, líberos Arlene e Alice. O Praia sofreu na temporada passada com a carência de uma definidora no ataque e um bloqueio mais efetivo. Os problemas parecem ter acabado. Com mais dinheiro em caixa para investir, a diretoria montou um time de muita qualidade, com jogadoras experientes como Dani Scott, central de 40 anos, vice em Londres, além da maior pontuadora da temporada passada, cubana e ponteira Yusleiny Herrera. Acredito bastante nessa equipe do Praia, que tem um time mesclado, com algumas jovens muto talentosas, mas também com meninas que na hora do "aperto", tem condições de chamar a responsabilidade. Vale a pena elogiar também o trabalho que o técnico Spencer Lee e toda comissão técnica vem fazendo durante esta temporada. Muita qualidade e um investimento alto, mas que não compromete o futuro do time nas próximas temporadas. Na nossa opinião, inicialmente briga para ficar entre os 4 primeiros, mas dependendo do desempenho da equipe durante a competição, elas podem ganhar confiança e tem elenco para levantar o caneco da Superliga. Na nossa opinião, briga pelo título. Principais jogadoras: Herrera, Leticia Hage e Dani Scott.

São Bernardo: Levantadoras Ana Cristina e Kátia, opostas Renatinha e Duda, ponteiras Maso, Thais, Vivi e Fernanda, centrais Ednéia, Giovanna, Renata, Marjorie e Dalliane, e as líberos Ana Paula e Teny. Incógnita. O São Bernardo tem uma boa equipe, que tem condições de fazer bons jogos, mas ao mesmo tempo, existe a possibilidade de não se encaixar. Apenas a líbero Ana Paula será titular neste ano, e por isso a equipe ainda requer mais de tempo para reforçar o entrosamento. Ednéia e Giovanna são centrais experientes que podem ajudar. O mesmo para a levantadora Ana Cristina, ex-Vôlei Futuro, que faz campeonatos sólidos. A grande novidade fica na contratação da jovem Maso Casales, ponteira cubana que terá a responsabilidade de fazer a maior parte dos pontos ao lado da oposta Renatinha, repatriada pela equipe para esta temporada. Renatinha fez bons jogos no Paulista e parece estar readaptada ao estilo do voleibol brasileiro. Experiência será um ponto a favor, mas a parte técnica da equipe ainda fica devendo. Assim como na temporada passada, o clube não deve ter grandes objetivos neste ano. Na nossa opinião, não briga pelo título, mas deve se classificar para os playoffs. Principais jogadoras: Maso, Renatinha e Ana Cristina.

Pinheiros: Levantadoras Macris, Yslany e Naiane, opostas Andréia e Sabrina, ponteiras Glauciele, Silvana, Ellen, Ciça, Natália e Kassiely, centrais Carol, Lara e Tamires, líbero Léia. Pelo segundo ano consecutivo com baixos investimentos, o Pinheiros contratou jovens e algumas jogadoras mais experientes, como Ciça e Andréia. O objetivo do time é jogar um bom voleibol e tentar ficar entre os 8 primeiros, conseguindo assim uma vaga nos playoffs. Equipe muito jovem e sem experiência, mas aos poucos vai se soltar na competição e alcançar um bom nível para tentar jogar de igual para igual com os demais times. Já neste ano, o Pinheiros ficou entre os 4 melhores do Paulista, deixando para trás o São Caetano e São Bernardo, para se juntar ao Sesi, Campinas e Sollys, grandes times do voleibol paulista que fizeram a semifinal neste ano. Um dos principais problemas, já apresentados no Paulista, é a falta de experiência em momentos decisivos dos sets, mas um ponto positivo é a excelente defesa que essas meninas vem apresentado, além da força de vontade que elas demonstram sempre em quadra. Na nossa opinião, não briga pelo título, mas briga para participar dos playoffs. Principais jogadoras: Andréia, Carol e Ellen.

Rio do Sul: Levantadoras Ananda e Flavinha, opostas Wime e Vanessa, ponteiras Neneca, Elis, Ju Odilon e Priscila, centrais Paula Barros, Camila Paracatu, Edna e Claudia, líbero Nine. Já no ano passado, com uma equipe menos conhecida e inferior taticamente, o Rio do Sul conseguiu dificultar a vida dos adversários e fez bons jogos, beliscando sets dos grandes times do voleibol brasileiro, entre eles Sesi e Unilever. Na ocasião, Mayhara e Ellen eram as principais jogadoras, e agora, deixaram o time. Entretanto, boas jogadoras ficaram, e outras meninas de qualidade foram contratadas. Entre elas cito as ponteiras Ju Odilon, Neneca e Elis, que embora baixas, são muito boas para a composição de um time, além de terem um bom ataque. Meninas experientes como a Edna (que jogou no Blausiegel/SC ao lado de Sheilla e cia em 2008/2009) também foram contratadas, além da talentosa Camila Paracatu como reforço no meio de rede. Se jogarem bem taticamente, podem dar trabalho. Se forem obedientes taticamente, não será um time fácil de jogar contra, ainda mais quando elas estiverem jogando naquele ginásio lotado de pessoas apaixonadas por voleibol na cidade de Rio do Sul. Na nossa opinião, não é favorito ao título e briga para jogar os playoffs. Principais jogadoras: Ju Odilon, Neneca e Paula Barros.

São Cristóvão Saúde/São Caetano: Levantadoras Jordane, Carol, Mariana, opostas Rosamaria, Dani, Aline, Ana Paula e Isadora, ponteiras Natiele, Isabela e Domingas, centrais Aline, Carla, Ângela Moraes, Simone e Anny, líberos Marcinha, Dalila e Tatiane. O São Caetano fez boas contratações individuais para a temporada, mas tem poucas ponteiras com qualidade de serem titulares e por isso devem improvisar algumas jogadoras opostas na função. O técnico Hairton Cabral tem opções de montar um time forte e competitivo, sendo que neste ano elas já levaram o título da Liga Nacional. Espero que ele aproveite o potencial de algumas jogadoras jovens, com o de algumas atletas mais experientes. Rosamaria, destaque nas seleções de base, deve ser mais aproveitada neste ano e isso será importante para o crescimento da atleta. Interessante também o retorno de Ângela Moraes, que será a capitã da equipe. A central estava fora desde 2007 e retorna ao voleibol para contribuir com toda sua bagagem ao jovem time. Creio que elas tem chance, se conseguirem encontrar uma boa base titular, de surpreender alguns times de maior investimento. Na nossa opinião, não é favorito ao título e briga para jogar os playoffs. Principais jogadoras: Ângela Moraes, Carla e Rosamaria.

Amil Campinas: Levantadoras Fernandinha, Pri Heldes e Rosane, opostas Ramirez e Ju Nogueira, ponteiras Vasileva, Pri Daroit e Soninha, centrais Walewska, Natasha, Renata e Andressa, líberos Suelen e Killara. Esta sim é a grande novidade para a temporada 2012/2013. A equipe campineira, dirigida por Zé Roberto Guimarães, tricampeão olímpico, está em seu primeiro ano e já conseguiu uma prata no Campeonato Paulista. A equipe contratou a já ambientada Ramirez, além da búlgara Vasileva, que serão as estrangeiras da equipe. A equipe apresentou um bom ataque e defesa no Paulista, mesmos em Vasileva e Soninha, e a tendência é que evolua cada vez mais. Fernandinha é uma excelente levantadora e deve ditar o ritmo da equipe, que também conta com as excelentes centrais Walewska e Fernandinha. No geral, é um time sólido, mas com algumas deficiências no banco de reservas. O passe deve ser o principal problema da equipe, já que as ponteiras não são especialistas no fundamento, nem a falsa oposta (jogadora que ataca pela saída mas participa do passe) Ramirez é tão boa de passe. Zé precisa trabalhar mais com suas jogadoras na recepção. Vale lembrar que a experiente Soninha, um dos destaques da temporada passada, só deve retornar no final do janeiro ou meados de fevereiro, o que deixa a equipe ainda mais sem opções. Como bom técnico que é, Zé deve encontrar soluções para deixar sua equipe estável em todos os fundamentos. Sem dúvidas é um time que briga para estar entre os 4 primeiros e também para vencer a SL. Principais jogadoras: Vasileva, Walewska e Ramirez.

1 rodada (23 de novembro/sexta-feira):

18:00 - Sesi SP x Esporte Clube Pinheiros

19:30 - Banana Boat/Praia Clube x São Bernardo

19:30 - São Cristóvão Saúde/São Caetano x Unilever

20:00 - Usiminas/Minas x Rio do Sul

21:00 - Sollys Nestlé/Osasco x Amil Campinas

Deixe seus palpites dos resultados dos jogos nos comentários e também a sua análise de cada equipe!