domingo, 6 de maio de 2012

Qual. Olímpico Europeu: Turquia anula Gamova e chega à final

    
Turquia 3 x 1 Rússia (26-28, 26-24, 25-16 e 25-21) - Estatísticas
       
A Rússia, por muitos, era considerada a favorita para ser campeã. Após alguns deslizes na classificação, acabou se encontrando com as donas de casa, que possuem um elenco extremamente sólido e muito bem treinado pelo brasileiro Marco Aurélio Motta, além de ter o fator de estar jogando em casa, com a apaixonada torcida turca estimulando sempre as jogadoras. Falando do jogo, o principal fator que fez com que a Turquia vencesse foi a relação perfeita entre bloqueio e defesa. Ao todo foram 16 pontos de bloqueio das turcas (destaque para a levantadora Naz com 6 pontos de block), contra apenas 9 da Rússia, que tem neste fundamento um de seus principais.

Gamova foi anulada por completo pela Turquia, e fez apenas 10 pontos no jogo. Kosheleva também estava muito pressionada, e logo no primeiro set foi substituída por Goncharova, que ainda deu um 'up' na Rússia, mas não conseguiu evitar a derrota, já que Sokolova também estava mal e as meios russa, como sempre, muito irregulares e pouco utilizadas.

As russas após o jogo ficaram muito chateadas e se manifestaram quanto ao favorecimento que a Turquia vem recebendo neste qualificatório. Os juízes de linha, turcos, prejudicaram por muitas vezes a Rússia, principalmente no segundo set, quando era pra ser 2 sets a 0 pra elas, quando marcaram ataque fora de Gamova, sendo que foi dentro e na mesma jogada, a central Eda, da Turquia, encostou a mão na rede. A história poderia ser diferente, mas isso não apaga a boa campanha e bom desempenho da Turquia durante todo jogo, mostrando uma grande superioridade.

Com a eliminação da Rússia, a Alemanha também fica de fora das olimpíadas, já que as seleções européias que vão disputar o qualificatório mundial são Sérvia e Rússia, pela Europa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário