A experiente central Guiggi , ex-Chieri, também foi vítima da crise em seu país |
Pessoal, o mercado feminino anda muito agitado com as liberações e dispensas de jogadoras, em especial na Itália. O país sofre com a crise mundial e não tem dinheiro para manter as atletas, que vem sendo dispensadas e acabaram buscando mercado nos países de mais verba, como a Turquia e Azerbaijão. Abaixo seguem algumas novidades do mercado nesse início de 2013:
- Ex-Crema, a levantadora italiana Ludovica Dalia confirmou as especulações e fechou com o Giaveno.
- O Duck Farm Chieri Torino, assim como outros times da Itália, vem emprestando jogadoras para receber mais verba para este resto de temporada, e a experiente central Martina Guiggi foi vítima da crise no clube. Guiggi atuará até o resto da temporada pelo Rebecchi Nordmeccanica Piacenza, que têm um elenco muito forte e brigará pelo scudetto neste ano. Em contrapartida, a jovem central Laura Frigo, ex Piacenza, chega ao Chieri para suprir a falta de Guiggi. Para liberar a camisa 7, o time também trouxe do Piacenza a ponteira Alessia Gennari.
- Ainda falando do Chieri, há rumores de que Francesca Piccinini também pode estar de saída, isto pela janela que se abriu neste mês no mercado europeu. Picci, segundo a imprensa turca, está conversando com os dirigentes do Fenerbahçe mais uma vez (no início da temporada eles tentaram fechar com a ponteira).
- Outro clube que sofre com a crise italiana é o Modena, que infelizmente teve que fazer dispensas para tentar manter um time competitivo neste ano. O time dispensou Francesca Mari e Simona Rinieri inicialmente, como já publicamos, e deu um prazo a Dora Horvath, que não vem recebendo salários, para resolver seu destino. Rumores de que ela esteja perto de fechar com o Fenerbahçe, e com isso, Mari ou Paula poderiam ser liberadas pelo clube. Repito, são rumores.
- Outra notícia envolvendo o Modena é a saída da argentina Natalia Brussa, que era oposta reserva de Aguero (que já disse que cumprirá seu contrato até o fim da temporada). Brussa assinou contrato com o clube romeno Tomis Constanta, assim como a turca Pelin Celik.
- Vítima da crise na Itália, a experiente oposta Teresa Matuszkova assinou contrato com o Besiktas, da Turquia. Grande reforço do time turco, já que Matuszkova vinha sendo um dos destaques individuais do Campeonato Italiano defendendo o Crema, que oficializou sua saída da Liga. A federação italiana cogita a entrada de outro time, mas o que deve acontecer é que os jogos que seriam contra o Crema sejam anulados e desconsiderados neste Returno.
- Na Romênia, também chegará uma estrela. Kim Staelenes, levantadora holandesa, firmou contrato com o Stiinta Bacau, após resolver seus problemas pessoais que a fizeram rescindir com o Wroclaw, da Polônia.
- Na Rússia, o Dinamo Kazan, satisfeito com o bom trabalho das centrais, renovou com Maria Borodakova e Regina Moroz. As duas jogadoras formam a base do time desde as temporadas passadas.
- Assim como os clubes turcos, italianos e russos, as equipes do Azerbaijão também estão se reformulando durante a temporada. Com a chegada de Sorokaite no Azerrail Baku, a ponteira Tina Lipicer Samec ficou insatisfeita por ser a quarta ponteira (atrás de Hodge, Stam e Sorokaite) e resolveu rescindir com o time. Há rumores de que ela poderia acertar com um clube italiano e que este clube seja o Bologna, lanterna da competição ou até o Chieri. Com a saída de Lipicer, o Azerrail trouxe Riikka Lehtonen (que assinou com um clube finlandês após a dissolução do Crema apenas para a final da Copa local). Ela já está treinando com seu novo time.
- Outra que chegou ao Azerbaijão foi a levantadora americana Nellie Spicer, que jogou uma pequena parte da temporada por um time de Porto Rico e agora está fechada com o Lokomotiv Baku, da brasileira Ju Costa. Outra que acertou com o time foi Maret Grothues, ponteira holandesa que pediu dispensa do Giaveno.
Nenhum comentário:
Postar um comentário