sábado, 28 de abril de 2012

Seleção Brasileira: Dani Lins, Fabíola ou Fernandinha?

Fernandinha, Fabíola e Dani vôlei feminino (Foto: Alexandre Arruda/CBV)

Teremos cortes para o pré-olímpico. Uma delas ficará de fora. Quem será? Dani Lins, Fabíola ou Fernandinha? O problema das levantadoras do Brasil ainda não foi solucionado e não temos uma titular absoluta no time, por isso, Zé optou por chamar Fernandinha, mas ela fica um pouco atrás por não conhecer tanto as atacantes e não acertou a bola de todas elas ainda, mas está trabalhando por isso.

Dani Lins. Desde o início do ciclo olímpico. Capitã da seleção em 2009 quando o Brasil levantou o troféu. Melhor levantadora do Grand Prix 2010. Ela é jogadora do Sesi e não se classificou para as a semi da superliga. Uma pena. Dani não tinha muitas opções no Sesi, mas trabalhou principalmente sua paciência, e aprendeu a usar as atacantes na hora certa. Este foi um ponto positivo. Ela é sempre muito precisa e veloz, mas seu principal problema é o psicológico. Uma vantagem de ter Dani, é que ela é excelente na defesa (dominou o primeiro lugar deste fundamento na maior parte da superliga) e também tem um bloqueio bom.

Fabíola. Melhor levantadora da superliga e da final da superliga. Jogar no Osasco fez muita diferença, já que ela sabe como Jaque, Thaisa, Adenízia e Tandara gostam das bolas, reforçando o entrosamento. O espírito aguerrido da levantadora é notável, contagiando as atacantes, mas seu problema é a falta de precisão e insistência em alguns momentos do jogo. Parece que o "sistema" para em certos momentos.

Fernandinha. Não participou do ciclo olímpico e é a novidade. Tem experiência internacional, já que jogou na Itália, durante anos, e neste fim de temporada no Azerbaijão. Fernandinha é muito inteligente e tem uma mão calibrada, mas sua altura sempre foi um "problema", e dá prejuízos no bloqueio e não é tão boa quanto Dani e Fabíola na defesa e saque. Conhecer pouco as atacantes da seleção, também é um prejuízo, mas ela parece estar agradando a José Roberto Guimarães.

Fica a expectativa de saber quem será cortada. O ideal seria que todas pudessem participar dos campeonatos, já que são 3 boas levantadoras. Meu favoritismo fica por conta de Dani e Fernandinha, e o de vocês? Opinem!

7 comentários:

  1. Acho que a Fabiola é muito injustiçãda, tanto pela medio quanto pela propria comissão tecnica da seleção. Em 2010 ela começou o ano com 3ª opção do tecnico(atraz de Tiemi e Dani), mas terminou o mesmo ano como titular na campanha do vice campeonato mundial da nossa seleção, isso porque ela jogava no Pinheiros e não tinha aquele entrosamento ideal com as atacantes de Sollys e Unilever. Agora ela esta guiando o melhor time do Brasil, entrosada com as atacantes( de meio e extremidade), e ainda assim não ganha o voto de confiança do publico. Espero que ela seja titular nesse inicio de temporada pra ganhar ainda mais a confiança( que ainda é pequena) do torcedor e da comissão tecnica

    ResponderExcluir
  2. Espero que ela se afirme como levantadora, mas a Fabíola sempre jogou muito bem na temporada de clubes, e quando chega na seleção ela diminui o ritmo e parece sentir a pressão... Agora, não sei. Minha opção por Fernandinha é pela experiência, e Dani pela velocidade e por ser a mais completa das 3 levantadoras convocadas.

    No ano passado, Dani fez um excelente Grand Prix, batemos times como Rússia, Japão e Itália com muita facilidade, e quando Fabíola foi titular na Copa do Mundo contra as duas últimas seleções citadas, perdemos de 3 sets a 0, pela falta de velocidade e repetições das bolas, e por isso ainda não tem a minha confiança! Mas o que vale é a escolha do Zé :))

    ResponderExcluir
  3. Também acho que a Fabíola é uma tanto quanto que "injustiçada", e acho que ela deve ser a titular da seleção.
    Ano passado durante o Grand Prix, a Dani Lins fez boas apresentações mesmo, mas deve-se levar em consideração que todas as jogadoras da seleção estavam jogando um ótimo voleibol. Agora na Copa do Mundo toda as jogadoras, ao meu ver, estavam exaustas, o Brasil chegou quebrado para disputar essa competição, com as contusões da Jaque e da Garay, e com a Mari não apresentando o seu melhor voleibol. O fato da Seleção ter perdido da Itália e do Japão na Copa do Mundo, mesmo tendo ganhado no GP, não acho que tenha sido pelo fato da Fabíola ter sido a levantadora titular, pois vale-se lembrar que ela salvou a seleção de uma derrota para a Sérvia, jogo no qual a Dani Lins era titular. E lembrando de um outro ocorrido na temporada passada, a seleção no GP atropelou a seleção cubana, e no Pan sofreu para ganhar da mesma, e a Dani Lins foi titular em ambas as partidas, isso mostra como toda a seleção tinha caído de produção, e não foi o simples fato da Fabíola está como titular que propiciou estas derrotas. Espero que a Fabíola seja a levantadora titular nesse Pré-olímpico. PARABÉNS PELO ÓTIMO BLOG.

    ResponderExcluir
  4. Excelente observação em relação a Copa do Mundo, mas eu acho que o estilo de jogo dela não utiliza o que temos de melhor, que são as centrais, e por isso ainda prefiro a Dani, que joga com bastante velocidade. Na Copa do Mundo, a culpa das derrotas não foram da Fabíola, é claro, tanto que como vc disse ela salvou o jogo contra Sérvia, porém como já disse, as bolas nas extremidades e as meios pouco utilizadas favoreceram para a vitória da seleção italiana e japonesa! Espero que este ano seja diferente, e que as melhores estejam representando o Brasil =)

    ResponderExcluir
  5. Ah, e muito obrigado pelo elogio. Ficamos felizes por estar gostando do blog! Este é o nosso objetivo, agradar e informar!

    ResponderExcluir
  6. A Dani Lins é a mais completa das 3,já foi(e ainda deveria ser) a capitã da seleção,melhor levantadora de quase todos os torneios disputados,só que infelizmente nessa última temporada o time dela (SESI) não correspondeu com o mesmo nível.Já a Fabíola jogou na "Seleção" que é o Osasco,não é a toa que foi campeão,com jogadoras como Hooker,Jaqueline,Camila Brait,Thaísa,Adenízia,Tandara, etc.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é. Não nego minha preferência pela Dani, mas nessa temporada ela não tinha muitas opções de ataque, e com a lesão da Elisângela no início da temporada, ela esteve muito abaixo e sentiu bastante a coxa durante a temporada, o que a deixou bastante limitada, daí o jogo do Sesi se resumia em Soninha e Sassá, e de vez em quando, Nati Martins (quando funcionava), e isso prejudicou a Dani. Porém, podemos tirar uma boa conclusão desta temporada: ela aprendeu que nem sempre se vence, e que temos que nos reestruturar após derrotas. Acho que isso pode ajudar... Agora veremos no Grand Prix, porém, se ela começar no banco pra Fernandinha, acho que pode ficar de fora de Londres :(

      Excluir