terça-feira, 11 de dezembro de 2012

EUA: Sykora diz adeus às quadras


A líbero norte-americana Stacy Sykora decidiu encerrar sua carreira como atleta de vôlei. Aos 35 anos, a jogadora, que compunha o elenco do italiano Urbino, jogou muito pouco nesta temporada e já dava sinais de que em breve largaria o esporte profissional. Sykora já atuou em diversas ligas em todo o mundo e defendeu durante 12 anos a camisa da seleção dos Estados Unidos, participando de três Olimpíadas.

"Vai demorar até eu me entregar. De A a Z, recomeço do A. Não sei o que eu vou fazer ainda, mas com certeza será o meu melhor", disse a líbero.

Durante duas temporadas, a atleta foi o símbolo da extinta equipe feminino do Vôlei Futuro, de Araçatuba, que além de líbero, tinha estrelas como Walewska, Tandara, Paula Pequeno e Fernanda Garay. Em abril de 2011, durante a fase final da Superliga Feminina, o ônibus que levava a delegação do time do interior para o ginásio José Liberatti, em Osasco, tombou e sofreu um grave acidente. A norte-americana foi a única a sofrer ferimentos graves, foi internada com um corte profundo na cabeça e teve a visão afetada pelo acidente, sequelas que encurtaram a vida esportiva da atleta. Sykora chegou até a voltar para Araçatuba na temporada seguinte, inclusive com muita festa de jogadoras e torcida, foi para o italiano Urbino nesta temporada, mas não alcançou a mesma performance de antes, que havia encantado o mundo.

A última grande atuação da jogadora foi no Campeonato Mundial de 2010 quando foi eleita a melhor líbero da competição, mesmo com os Estados Unidos ficando na quarta colocação do torneio. Naquele mesmo ano, os EUA, com Sykora, conquistaram a medalha de ouro no Grand Prix. "Quero que as pessoas se lembrem de mim por meus prêmios individuais, como o do Mundial de 2010, que se lembrem de quando eu jogava em alto nível. Hoje, ao meu ver, eu já não posso dar o meu máximo", completou.


Carreira:

2012/2013 - Urbino (Itália)
2010/2012 - Vôlei Futuro
2009/2010 - Omsk (Rússia)
2007/2008 - Altamura (Itália)
2005/2006 - Las Palmas (Espanha)
2004/2005 - Jesi (Itália)
2003/2004 - Modena (Itália)
2000/2003 - Ravenna (Itália)

Principais conquistas

Ouro: Campeonato Mundial (2010), Grand Prix (2010); Prata: Campeonato Mundial (2002) e Olimpíadas de Pequim (2008).


fonte: melhordovolei.com.br

Comentários do blog: Estamos extremamente chateados com tudo que aconteceu. Aquele acidente acabou com a vida da norte-americana no voleibol, que não conseguiu retomar a sua excelente forma apresentada nos anos anteriores. Te agradeço muito Syko, por ter alegrado as quadras brasileiras por 2 anos, com este seu sorriso e esta força de vontade incrível. Sem dúvidas, quando todos nós do voleibol lembrarmos dela, estaremos com um belo sorriso no rosto. Abaixo eu selecionei uns vídeos do incrível trabalho desta líbero nos últimos anos. É assim que devemos lembrar dela.




Nenhum comentário:

Postar um comentário