quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Campeonato Italiano (F): Modena segue passos do Crema e fecha as portas

Na partida contra Conegliano, nota-se nessa foto que as atletas "riscaram" o
nome  dos patrocinadores que resolveram parar de investir no time.

Não faz muito tempo, a Itália era o grande eldorado para os jogadores de vôlei. Eram dias de euro valorizado, muitos investimentos por lá e poucos por aqui. Bastava alguém se destacar na Superliga ou na seleção que logo recebia uma proposta e, muitas vezes, a aceitava, o que culminava no enfraquecimento dos jogos que temos por aqui.

Pois o mundo dá voltas e, hoje, o processo vai se invertendo. Nesta quarta-feira (23), o Modena, time com mais títulos italianos femininos (12, o último em 1999/2000), anunciou o fechamento de sua equipe por conta da crise financeira que só piora por lá. Com isso, jogadoras de porte da cubana Taismary Aguero, das americanas Alisha Glass e Christa Harmotto e da italiana Paola Croce estão temporariamente desempregadas.

Através de comunicado oficial, o presidente Rino Astaria lamentou ter de tomar tão dura decisão:

- Infelizmente, um trabalho de anos vira fumaça. Com o conjunto que atualmente temos e a posição que ocupamos na tabela (a equipe é a terceira colocada no Campeonato Italiano), parte meu coração ter que fazer isso. A imprensa, é claro, vai me colocar como um traidor, mas garanto que não sou, mas o evento imponderável do terremoto (que atingiu a cidade em maio de 2012) junto com a quebra de contrato de alguns patrocinadores nos vai impedir de continuar no campeonato.

O fechamento das portas foi meio conturbado. O clube culpa seu principal patrocinador, a Datch, por não ter honrado os compromisso estabelecidos, mas a empresa diz que não havia contrato, apenas um acordo para publicidade gratuita. No meio deste tiroteio, ficaram as jogadoras, que, na rodada do último fim de semana, jogaram com uma cruz feita com fita em cima do nome do patrocinador em protesto.

A despedida do time será a partir das 17h30 (horário de Brasília) desta quinta (24), em partida contra o Ankara, da Turquia, válida pelas oitavas de final da Challenge Cup – o jogo será realizado para que se evite sanções da Federação Europeia. Através do Twitter, Croce prometeu dedicação máxima, mesmo ciente de que nem uma vitória por triplo 25-0 vai salvar a equipe:

- Embora profundamente ferida na dignidade, quinta-feira vamos pela última vez à quadra para honrar a nós mesmos e ao público de Modena.

Com isso, a Federação Italiana vai retirar todos os pontos que as equipes conquistaram sobre o Modena no atual campeonato.

fonte: saidaderede.com.br

COMENTÁRIO DO BLOG: Desprezível a falta de comprometimento do patrocinador, é de dar nojo, sinceramente. Tratou essas meninas como lixos, como se não fossem uma das melhores do voleibol mundial, e que hoje estão desempregadas. É realmente uma falta de respeito com as atletas, que agora ficam sem casa e com dificuldades para encontrar um clube ainda para esta temporada. É triste ver que jogadoras de alto nível precisam de passar por esses maus bocados na Itália. Segundo clube que fecha nesta temporada, falta de organização financeira TOTAL dos times. Agora, ficam os nossos votos de esperança para Croce, Glass, Harmotto, Aguero, Spasojevic, Paggi, Valeriano, Barazza, Horvath, dentre outras atletas envolvidas neste episódio. Forza!

2 comentários:

  1. Uma pena, um grande time! Uma pena pra o campeonato italiano também que vai perdendo prestígio! Tomara que as portas se abram para as jogadoras que estão desempregadas! A Harmotto seria uma boa no Unilever próxima temporada eim! *-*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, uma grande pena... Não dá pra entender um patrocinador que para de bancar o time terceiro colocado no campeonato italiano.

      Espero que o mercado se abra ainda nessa temporada para essas jogadoras. Ficar sem jogar até junho (quase julho) não é fácil pra um atleta de alto nível.

      Sobre a Harmotto, de fato é uma grande central, vem brilhando na Itália nas últimas temporadas. Agora recuperada de lesão, espero que acerte logo com um clube para 2012, e quem sabe, na próxima temporada, ela jogue no Brasil ;)

      Excluir