domingo, 12 de agosto de 2012

Olimpíadas (F): Premiações individuais

Yeon Koung Kim Yeon-Koung Kim #10 of Korea passes the ball against Japan during the Women's Volleyball on Day 15 of the London 2012 Olympic Games at Earls Court on August 10, 2012 in London, England.

Nos Jogos Olímpicos não existe troféu para presentear os melhores jogadores por fundamento. Digamos que é um "título simbólico". Diferentemente dos últimos anos, a MVP da competição não foi do time campeão. Houveram várias especulações de que a levantadora brasileira Dani Lins poderia faturar o título de MVP, mas a escolhida foi a sul coreana Kim Yeon-Koung. Merecido. Kim fez partidas excepcionais e mostrou que é uma grande jogadora. Sheilla foi a melhor sacadora com 10 aces, Garay a melhor recepção outra vez (já havia vencido no GP de 2011) e Fabiana, após os 7 pontos de bloqueio na final, alavancou seus números nas estatísticas e foi a melhor no fundamento.


MVP: Kim Yeon-Koung (COR)
Maior Pontuadora: Kim Yeon-Koung (COR) - 207 pontos
Melhor Atacante: Destinee Hooker (EUA) - 37,93%
Melhor Bloqueadora: Fabiana Claudino (BRA) - 0,94
Melhor Sacadora: Sheilla Castro (BRA) - 0,31 
Melhor Defensora: Brenda Castillo (DOM) - 6,10 
Melhor Levantadora: Evgeniya Startseva (RUS) - 12,79
Melhor Recepção: Fernanda Garay (BRA) - 81,32%
Melhor Líbero: Brenda Castillo (DOM) - 9,80

2 comentários:

  1. Eu escolheria como melhor levantadora a Dani Lins,não apenas por ser brasileira, mas pq na minha opinião, foi o melhor campeonato q ela já fez e fez muito bem. Soube distribuir mt bem todas as bolas, tanto nas pontas, no meio, no fundo, bolas rápidas ou longas.
    De 3 anos pra cá, ela vem numa crescente ótima e com certeza ela ira dar mt trabalho p/ as adversárias no futuro, distribuindo as bolas pras as atacantes. E se continuar nessa crescente,acredito q ela possa ganhar esses prêmios na próxima olimpíada - caso seja convocada - é claro. Mas deve ser meio difícil de ficar fora.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade, este trabalho é feito através de estatísticas e não sobre escolha dos integrandes da FIVB. Para mim, pela circunstância, a Dani foi a melhor levantadora da competição, mas terminou em 5° nas estatísticas.

      Eles utilizam o critério de precisão, erros, e tal, mas não sobre melhores opções de ataques e boa distribuição. Uma pena, mas o importante é que ela ganhou o ouro e está muito feliz.

      A Dani tem potencial para ser uma das melhores do mundo. Por diversas vezes o Zé já disse que ela tem uma técnica que se assemelha muito a Fernanda Venturini, uma das melhores dos últimos anos.

      Excluir