domingo, 13 de novembro de 2011

Análise pré Superliga Feminina 2011/2012



Unilever na conquista do título da Superliga 2010/2011

Unilever/SKY Rio de Janeiro: O atual campeão da superliga, perdeu a levantadadora Dani Lins, porém marca nesta temporada, a volta de Fernanda Venturini, que tinha se aposentado, e volta as quadras com 41 anos. Fica no ar a espectativa da atuação de Fernanda, e se ela conseguirá levar a equipe ao pódio. O time carioca também se reforçou com a ponteira Natália, que na temporada passada atuava como oposta pelo Sollys Osasco. Então, para a temporada 2011/2012, o Unilever conta com ótimos ataques pelas extremidades com Mari, Natália e Sheilla. Na minha opinião, o único problema do time será o passe, já que Mari e Natália atacam melhor do que passam, e Fabi tem a defesa como seu ponto forte, e não a recepção. Juciely e Valeskinha vão dar trabalho na rede, pois ambas possuem um ótimo bloqueio.

Sollys/Osasco: Depois de perder o título da temporada passada por 3x0, o time paulista promoveu mudanças, mas manteve uma boa base com a líbero Camila Brait, as centrais Thaisa e Adenízia, e renovou também com a ponteira Jaque. Com uma temporada irregular das levantadoras, Albuquerque e Ana Tiemi foram sacadas da equipe, e agora conta com Fabiola e Karine (ex-Pinheiros). Porém, as contratações mais importantes do time, foram da americana Destinee Hooker (MVP do Grand Prix 2011) e Tandara (uma atacante muito forte e versátil). Se o Luizomar conseguir ajustar o passe de Tandara, o time tem muitas chances de conseguir o título.

Volei Futuro: O time de Araçatuba manteve a incrível líbero Stacy Sykora, a ponteira Paula e a oposta Joycinha. Embora tenha perdido Fabiana e Tandara, a equipe do interior de São Paulo trouxe peças importantes, como a central Walewska (ex-Odintsovo, Rússia), Carol Gattaz (ex-Unilever) e Fernanda Garay (ex-NEC, Japão). O time do ano passado era muito "caro", mas tinha muitas dificuldades no passe com as ponteiras, e agora com a chegada de Fe, melhor passadora do Grand Prix 2011, o passe deve melhorar e muito. Porém, a principal contratação do ano, na minha opinião, foi do técnico Paulo Coco, que tem um potencial imenso, e deve fazer essa equipe evoluir. Ana Tiemi chega ao time, e também será importante para uma possível conquista ao título.

Pinheiros: Perdeu o seu principal patrocinador, e consequentemente, suas principais jogadoras de transferiram, casos de Natália, Soninha, Marina e Michele, que foram para o Sesi, Ju Costa e Fabiola que foram para Osasco e Lia, foi para São Bernardo. As reservas também mudaram de equipe, casos de Ivna, Carol, Karine e Verônica. Contratou Mari Cassemiro, que estava na Turquia, e Ednéia, do Sollys. Além da levantadora Camilla Adão, que pode somar a esta equipe. Suelen, líbero, renovou com o time.

Usiminas/Minas: Me admirou a equipe barata, e boa que o time mineiro conseguiu formar. Manteve a cubana Herrera, excelente no ataque, a levantadora Claudinha, que está se desenvolvendo, Natasha e Tássia também continuam. A principal contratação foi da oposta cubana Ramirez. Mari Paraíba e Fe Isis chegam para somar a este time. O problema que o técnico Jarbas deve ter, é no passe, mas ele pode conseguir uma estabilidade principalmente com Tássia e Mari Paraíba, e deixar os fortes ataques por conta das cubanas.

Macaé: Após a temporada do ano passado, aumentaram as propostas para as jogadoras de Macaé, que acabaram abandonando o clube, e ao meu ver, tem um time baixo novamente, mas que pode evoluir nos fundamentos fundo de quadra, para se salvar na competição. A chegada das ponteiras Neneca e Silvana são essenciais para o time, o que deve dar um ótimo volume de jogo. Edna, experiente central, também chega a Macaé para tentar melhorar o bloqueio da equipe.

Banana Boat/Praia Clube: O time de Uberlândia, ao meu ver, é semelhante a Macaé na temporada passada, e deve ser a surpresa desta Superliga. Apenas Angélica ficou do ano passado. Chegam para somar à esta equipe, a oposta Monique, além de Suelle (que tem um ótimo passe) e Dayse. Arlene, ex-líbero da seleção, ajuda também nos fundamentos fundo de quadra da equipe. Giovanna, que já jogou até na liga principal da Itália, fez uma ótima temporada pelo Macaé, e é uma boa bloqueadora, ataca muito bem, principalmente na jogada china. A troca de técnico também foi importante para a equipe, Spencer está de volta para ajustar o Praia Clube.

BMG/São Bernardo: Lia, Ana Maria, Ciça, e principalmente a cubana Nancy Carrilo, prometem dar muito trabalho para as equipes. Mari Hellen e Bia permanecem no time titular. Ana Paula, que era ponteira na temporada passada, será a líbero da equipe. O técnico Zé Alexandre promete mais uma contratação de peso para equipe, veremos. Com Lia em forma, a equipe pode fazer uma boa temporada, a oposta foi a maior pontuadora da superliga quando atuava pelo time de Brusque.

Mackenzie/BMG: O time de Minas Gerais continua com sua estrela, Priscila Daroit, uma das maiores pontuadoras do campeonato passado, e a levantadora da seleção juvenil, Pri Heldes, também fica na equipe. Leticia Hage, central, que foi a maior bloqueadora da temporada passada, tem um potencial enorme que deve ser trabalhado pela comissão do Mackenzie. Lara Nobre, central, também ajudará a equipe com sua marcação no bloqueio. Thaisinha jogará de oposta, já que Gabi permanece no elenco. Sophia será a líbero. Ao meu ver, o passe da equipe será bom, e o que deve pesar é a juventude do time, novamente.

São Caetano: Sem querer desmerecer as jogadoras, não tenho muito o que falar, o time continua sendo muito jovem, e a chegada de Flávia, embora seja experiente, não muda muita coisa, na minha opinião. Macris, levantadora reserva do São Bernardo na temporada passada, foi contratada, assim como a repatriada Isadora.

São José: Também é um time muito jovem, e não tem nenhuma jogadora experiente para aliviar a pressão pra cima das mais novas. As contratações não foram nada importantes, e deve fazer uma superliga ruim, como no ano passado, em que terminou na 11° colocação.

Rio do Sul: Venceu o Uniara e conseguiu acesso a Superliga, com um time que associa a juventude e com algumas jogadoras experientes. O jogo da oposta Dani Kovacs e da ponteira Pully, me agradam, mas tenho certeza que contra os grandes times, a equipe não terá muitas chances de vitória, pois jogar contra meninas da seleção deve pesar à essa nova equipe.

SESI/SP: Mais uma grande equipe criada no cenário brasileiro. Posso dizer que o time foi montado com as caracteristícas da levantadora titular da seleção, Dani Lins, que conta com a forte central Natália, além de Elisângela (estava no Japão), uma excelente oposta. Sassá, na minha opinião, foi uma bela contratação, que junto a Michele vai estabilizar o passe da equipe, propiciando a Dani Lins a jogar com velocidade com as centrais Natalia e Marina, e também com a ponteira Soninha, destaque do Pinheiros na temporada passada. A minha única preocupação é quanto ao desenvolvimento da Dani, espero que o Talmo molde bem todo talento que ela possui, e também em relação a atuação de Marina, que na temporada passada não foi bem ao lado da levantadora Fabiola. Elisangela vai atacar as bolas importantes da equipe. Na minha opinião, tem chance de concorrer ao título, caso se aplique bem tecnicamente e taticamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário