domingo, 20 de novembro de 2011

Análise pré Superliga Masculina 2011/2012

Jogadores e comissão técnica posam para foto com o troféu em Belo Horizonte
Sesi/SP campeão da superliga passada

SESI/SP: O atual campeão da Superliga manteve os principais atletas do time titular, como Murilo, Wallace, Sidão, Serginho e Sandro. Chegam para suprir a falta de Thiago Alves e Vini, respectivamente, Léo Mineiro e Rodrigão, da seleção. Com esta formação, o time do Sesi não terá problemas de passe, já que Léo Mineiro é um ponteiro muito técnico, assim como Murilo. Para a busca do bi, Sandro terá papel predominante, e deverá acionar seus atacantes de maneira inteligente, para então sonhar com o título.

Sada Cruzeiro: A equipe perdeu apenas o ponteiro Léo Mineiro, do time titular, e na minha opinião não conseguiu trazer ponteiros à altura do mesmo, com a mesma qualidade no passe, por exemplo. Mas chegam para competir por uma vaga no time titular, o cubano Yadier Sanchez, além de Maurício, que estava no Pinheiros e era reserva, devido a uma série de lesões. Ambos tem caracteristícas mais ofensivas do que de preparação. Mas se o Cruzeiro conseguir se organizar taticamente, tem tudo para fazer uma ótima superliga, pois conta com Wallace Martins, jogador de seleção, Douglas Cordeiro, central muito ágil e forte no ataque, e em especial o levantador William, maior destaque do time na temporada passada.

Vôlei Futuro: Montou um time muito caro no ano passado, e não fez uma campanha convincente, exceto nos play offs, quando pareceu que a equipe acordou. Vissotto foi dispensado da equipe, Lucão, rescindiu o contrato. Peças importantes. Mas chegam para somar a equipe o central Vini, e está mostrando um grande entrosamento com o levantador Ricardinho (campeonato paulista). Lorena e Piá voltam da Itália, e são jogadores que gosto muito. Além de Bob, que tem caracteristícas de ser mais técnico, do que um atacante de força. Se a comissão técnica conseguir que o time se organize em quadra, tem tudo para se dar bem na Superliga. A disputa de vagas será intensa entre Piá e Bob, Tiago Brendle e Mario Junior.

Vivo/Minas: A muitos anos que o Minas não investe muito no voleibol, contratando ótimos jogadores, mas todos os anos monta times competitivos, e para esta temporada não foi diferente. Anderson (oposto) e Marcelinho (levantador) são jogadores muito experientes que podem aliviar a pressão pra cima do jovem Lucarelli, que ganhou chance para ser titular da equipe. Os estrangeiros Orestes e Filip Rejlek estavam jogando no exterior, e o Minas cinseguiu trazê-los para o Brasil. Confesso que nunca vi Rejlek jogar, mas Orestes, que estava na Itália, é um bom central, e fará dupla com o experiente Henrique, único titular da temporada passada que continua na equipe.

Cimed/SKY/Florianópolis: Ano passado deve ser esquecido pelos jogadores. Após uma campanha fora do normal, o time se fortaleceu, principalmente pois se juntou à Sky, que patrocinava o Pinheiros, e então chegam a equipe o central Gustavo, além do incrível ponteiro Giba, que embora não seja mais um garoto, está em uma excelente fase. Rivaldo, oposto, estava na Rússia, e foi repatriado. É um jogador que gosto muito, pois tem um bom saque, além do ataque, seu principal fundamento. Badá será o líbero, Eder o outro central, e João Paulo Tavares, com passagens na seleção, será o outro ponteiro ao lado de Giba. A equipe conta com um passe bom, e um poder ofensivo muito grande, e nesta temporada, pode pensar em ser campeão.

BMG/Montes Claros: Até o começo do ano, não se tinha a certeza de que o time continuaria. E agora, com um investimento mais modesto, a equipe mineira contratou o argentino Pereyra, um dos destaques da seleção argentina. Salsa e Alberto, centrais, permanecem no elenco principal. Refatti é um bom ponteiro, mas ainda não resolve os problemas da equipe. Posso estar completamente enganado, mas para esta temporada, chegar aos playoffs estaria de bom tamanho, mas quem sabe, se o técnico conseguir organizar seus comandados taticamente bem, talvez o time chegue às semi do campeonato.

Medley/Campinas: Conta com jogadores experientes, principalmente os que se manteram no equipe, casos de André Heller, Lukianetz e Gustavão. O líbero Lukinha também renovou seu contrato. Chegam para somar à esta equipe o oposto Bob, que fez uma temporada muito irregular no time de Florianópolis no ano passado, e o ponteiro Bruno Zanuto, destaque do Montes Claros em 2011. Fidele e Rodriguinho brigam pela titulariedade no levantamento. Rodriguinho é mais experiente, e pra mim deveria ser o levantador da equipe, embora Fidele seja um bom levantador, além de ser alto. Fica a expectativa sobre a recepção, já que Lukianetz e Zanuto tem caracteristícas mais ofensivas, e então o líbero tem o papel de organizar a linha de passe.

BMG/São Bernardo: Como sempre, o time investe na base, o que é muito importante para o nosso país. A equipe ainda conta com o gigante e oposto Renan, que tem muito futuro. Esta equipe optou também por fazer uma contratação para estabilizar a equipe, do ponteiro Mineiro, que jogava pelo Volei Futuro, podendo então contar com ótimos saques, ataques e bloqueios, caracteristícas do ponteiro. O técnico Rubinho, assistente de Bernardinho na seleção, ainda é muito importante para o desenvolvimento destes jogadores, e pra mim é a principal peça deste jovem time.

Volta Redonda: Não é um time que pode competir pelo título, e deve se limitar no máximo às quartas de final do campeonato, repito, no máximo. As contratações de Jamelão, Ezinho, Giovanni e o líbero Daniel Rossi, não muda muita coisa, já que o 'nome' das outras equipes, e a organização tática deve pesar durante os jogos. Everaldo, que não gosto muito, se mantém como levantador titular, já que Daniel Brasilia rescindiu o contrato. Fabio ficará na ponta diagonal de Ezinho, e o central Mudo fará dupla com Giovanni.

Londrina: Existiam dúvidas sobre o futuro do time, que conseguir se "organizar" para temporada 2011/2012. Perdeu vários jogadores, mas conseguir contratar o ex-Volei Futuro, Thiagao, e o central que jogava na Cimed, Ialisson. Na minha humilde opinião, pouca diferença faz, já que o time ainda não tem outro ponteiro com condições de ser titular, e deve alternar muitos altos e baixos no campeonato.

Santo André e São Caetano: De maneira geral, ambos continuam investindo na base, mas não contam com um grande técnico como Rubinho, do São Bernardo, e devem ficar na lanterna do campeonato, assim como no ano passado.

RJX: A nova equipe milionária. Montada para superliga deste ano, o RJX tem grandes chances de chegar aos playoffs, e quem sabe conseguir o título. Théo, seleção brasileira, chega do Japão para ser o oposto titular, Marlon, levantador que gosto muito pela inteligência e precisão, também foi contratado, além do incrível ponteiro Dante, que seria titular em qualquer time do mundo, e também Chupita, que vem se desenvolvendo e ganhando bagagem internacional (foi campeão do Pan, com a seleção B). Riad que estava jogando no Trentino, atual campeão mundial entre clubes, fará dupla pelos meios com Lucão. Não podemos deixar de citar o líbero Alan, que tem muito futuro, mas vem sofrendo com contusões. A equipe tem ótimos sacadores, casos de Lucão, Riad, Dante e Chupita, forte bloqueio, ataque, e um passe que não deverá ter muitos problemas. A equipe conta também com um banco de reservas.

UFJF/Juiz de Fora: A equipe conseguiu acesso a liga principal de volei do país, e se reforçou. Contratou Jardel, um central que gosto muito, Brasília, um ótimo levantador, além dos ponteiros Clinty e Guilherme Hage, muito bem treinado no time do Minas, na temporada passada. O banco do time conta com jogadores interessantes, casos de Digão, ex-Londrina, e Leó Preto, que estava jogando na Coréia. Vejo um time relativamente organizado, e que talvez surpreenda os grandes times nesta temporada, assim como o Londrina no ano passado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário