quarta-feira, 25 de julho de 2012

Olimpíadas (F): Análise do Grupo B

      
Grupo B: Brasil, China, Coréia do Sul, EUA, Sérvia e Turquia
    
Este para mim é o grupo mais equilibrado de todos. Não se pode contar que já venceu nenhuma partida, e ao que tudo indica, as meninas vão precisar suar para vencer. Os favoritos para a liderança do grupo, na minha opinião, é o Brasil e Estados Unidos. Nos últimos anos, os dois times brigam para vencer, sendo que mais recentemente, as americanas estão colecionando vitórias para cima das atuais campeãs olímpicas. Outras seleções que são fortes e devem vir com tudo é a da China e Turquia, que cresceram muito nos últimos anos e tem uma boa safra de jogadoras. Pelo lado turco, destaque para Darnel e Eda, enquanto a China contará com o talento individual de Hui, Wang e Yang. Creio que a Sérvia, com vários desfalques, e Coréia, brigam pelo 4° lugar do grupo com a China. Segue abaixo a análise individual de cada seleção:
    
BRA :
A oposta Sheilla, e as centrais Thaisa e Fabiana são as principais atacantes. Um ponto forte é o bom trabalho no bloqueio e ataque. É um time jovem, mas que as jogadoras mais experientes podem chamar a responsabilidade e devem brigar pelo 1° lugar do grupo. As deficiências aparecem na recepção, e em alguns momentos da partida, a distribuição das levantadoras chega a comprometer o jogo.
    
CHN :
A ponteira Hui e a central Yang, atualmente, são as principais jogadoras. Ainda não se sabe ao certo a situação da craque Wang, que também é muito forte no ataque e é destaque de sua seleção nos últimos anos. Sem dúvidas o problema crônico deste time é o passe muito instável. Acredito que seja um time com condições de ficar entre os 4 que vão se classificar para as quartas.
    
COR :
A ponteira Kim Yeon Koung é certamente a principal jogadora do time. Nos últimos anos, as coreanas não conseguiram resultados muito bons, mas conseguiram surpreender em alguns campeonatos, muito em função do talento de Kim. A oposta Hwang ajuda em alguns momentos do jogo, mas é instável. Passe e bloqueio são as deficiências da equipe. Para mim, fica de fora, muito em função da excelente qualidade dos outros adversários do grupo.
       
EUA :
É o time que teve os melhores resultados durante todo o ciclo olímpico. Acho que o equilíbro é um ponto fortíssimo. As centrais e jogadoras de extremidades contribuem muito no ataque. A defesa e ataque são os principais fundamentos da equipe, além da obediência tática. Em alguns momentos do jogo, nota-se falha na recepção e a insistência da levantadora Berg com algumas jogadoras, como Hooker e Tom, referências no ataque da equipe. Devem se classificar sem dificuldades.
     
SRB :
Em 2011 foi campeã da Europa, com jogadoras em boa fase. Entretanto, daquele time, ficam de fora 7 importantes jogadoras (Antonijevic, Malagurski, Malesevic, Molnar, Nikolic, Ninkovic e Popovic), sendo que várias delas são os principais nomes do time. A responsabilidade aumentou e Brakocevic e Rasic devem chamar a responsabilidade mais do que nunca. Segundo a capitã Ogjenovic, o grupo está motivado, e pode surpreender, ou não.
   
TUR :
A Turquia é a grata surpresa do voleibol mundial nos últimos 2 anos. Na Europa, vem fazendo boas apresentações, batendo grandes seleções como da Rússia e Itália. A oposta canhota Neslihan Darnel é a estrela do time. Com o 3° lugar no Grand Prix, elas chegaram confiantes em Londres. O fato de nunca ter disputado uma Olimpíadas pode pesar e ainda não sabemos se elas vão sentir a pressão de disputar um campeonato tão grandioso. Acredito na classificação e na chance de medalha.
   
Me arrisco em dar minha opinião sobre a colocação das seleções após o fim da fase classificatória, lembrando que as 4 primeiras equipes se classificam para as Quartas de Final. Confira:

1. Brasil
2. EUA
3. Turquia
4. China
5. Sérvia
6. Coréia

4 comentários:

  1. Me surpreendi com vocês colocando o Brasil em primeiro na chave.Mas sinceramente, também acho que o Brasil tem totais condições de vencer as americanas.Só precisa controlar os apagões que ocorrem em determinados momentos do jogo.E agora temos mais um trunfo que é a Natália.Acho que a final olímpica será Brasil e EUA e confio que a experiência pode pesar a nosso favor.As americanas sentem o peso quando tem que decidir.Foi assim no Mundial, perdendo para a Rússia e na Copa do Mundo, quando tinham o título nas mãos e deixaram escapar perdendo para o Japão.Todo pensamento positivo para a nossa seleção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, acho que EUA e Brasil são os times mais capacitados atualmente para fazer a final. As outras seleções também são muito boas e tem chances tb, como Itália e Rússia.

      Então, conhecendo a seleção brasileira, acho que as meninas vão entrar "mordidas" em quadra devido ao grande número de derrotas para as americanas nos últimos 2 anos principalmente, e acredito que nossas jogadoras tenham condições de fazer um bom jogo.

      Acho que pra vencer os EUA, tem que ter paciência. Elas defendem muito, e tem Hooker para colocar a bola no chão. Fato é que precisamos rever nossas prioridades no bloqueio, juntar as informações que as meninas do Sollys tem sobre a Hooker, e que Fabiana tem da Tom, para então poder pará-las. Acho que o ponto fraco é a Larson e Davis no passe, temos que forçar pra cima delas.

      O que vc citou é muito verdade. Nas últimas competições (exceto o Grand Prix de 2011), as americanas sentiram a pressão de disputar um playoff.

      Vamos acreditar no Brasil e torcer muito para o ouro!

      Excluir
  2. Também torço muito por nossas seleções, e acho que ambas tem totais condições de trazer medalha, e até mesmo o ouro olímpico. Com relação a seleção feminina, acho que uma medalha é importante, principalmente pra atrair patrocinadores para a Superliga, visto que alguns times tem desistido da competição. Eu torço muito para que as meninas consigam derrotar a seleção americana, mas espero também que num provável confronto na fase final elas entrem com uma gana maior em busca da vitória, pois eu tenho medo que aconteça o que aconteceu em Atlanta, que o Brasil venceu Cuba no Grupo, e perdeu na semifinal.

    ***Eu sei que isso não tem relação com o post, mas gostaria de saber de vocês que acompanham o vôlei internacional, se a Ju costa tem condições de ser titular no time em que ela vai jogar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, e em 2011 no Grand Prix aconteceu isso. O Brasil venceu os EUA na fase classificatória por 3 sets a 1 e amargou a derrota na final por 3 x 0.

      Também acho que temos chance do ouro, tanto na seleção feminina quanto na masculina. Acho que o Brasil vai crescer, é uma medalha que elas querem muito e seria importante para o fim de Sheilla, Paula, Jaque, Fabi e outras veteranas da seleção. No masculino a mesma coisa. Giba, Murilo, Serginho, Sidão e Rodrigão não devem continuar na seleção e estão muito motivados para trazer esse ouro.

      Em relação a Ju Costa, ela será aposta do Lokomotiv Baku no time titular sim. Até pq até agora eles não contrataram nenhuma ponteira de peso para "tomar" a vaga dela. Ao que tudo indica teremos mais uma brasileira como titular na Champions League! :)

      Excluir