segunda-feira, 30 de julho de 2012

Olimpíadas (F): Grupo B - Brasil envergonha e cai diante dos EUA outra vez

Grupo B: Brasil, China, Coréia do Sul, EUA, Sérvia e Turquia 


EUA 3 x 1 Brasil (25/18, 25/17, 22/25 e 25/21) - Estatísticas 

O Brasil começou muito bem, com muita agressividade e a até 11 x 11 fez uma partida de igual para igual com os EUA. Fernandinha estava bem, até forçar bolas que não saíram boas para a conclusão, daí as americanas abriram o placar. Larson, Hooker e Tom começaram a dar aula de como se joga voleibol e o Brasil começou a acumular erros de passe e nossa levantadora, mais uma vez, confirmou que não tem a sintonia fina com nenhuma jogadora do Brasil até agora. Podemos notar que o time não consegue jogar com velocidade nem precisão, bolas muito altas na ponta e bolas coladas na rede pra Sheilla. Logo aviso que não  estou atacando a Fernandinha, até porque eu a considero uma excelente levantadora, mas ela não está conseguindo acelerar o jogo. O técnico Zé Roberto colocou Dani Lins em quadra, que mudou o panorama da partida, e com muita vibração e se mostrando uma guerreira, a levantadora reserva, juntamente com o crescimento do ataque brasileiro com sua distribuição, conseguiu levar o terceiro set e adiar a derrota. No quarto, as americanas começaram melhor, mas o jogo estava bastante parelho e o placar era o seguinte: BRA 5 x 7 EUA. Daí, Dani errou o saque e foi para o tempo técnico. Zé Roberto deu simplesmente um escândalo com a jogadora e sequer conversou com Paula e Sheilla, que haviam, assim como Dani, errado o saque anteriormente. A jogadora, após ouvir gritos e gritos, respondeu o técnico com um "Tá bom!", alterada, e sim, ele mereceu. Entretando, com o show a parte que o técnico brasileiro deu, a levantadora voltou tensa e errou uma defesa. Para se impor como técnico, Zé tirou ela de quadra e as americanas começaram a abrir outra vez, marcando bem as bolas balões de Fernandinha para as ponteiras, e assim foi levando o jogo. Quando viu que Fernandinha não acertou a bola de nenhuma atacante, nosso técnico deixou o orgulho de lado e voltou com Dani. Zé Roberto pagou caro pela entrada de Fernanda, muito caro. O time foi muito instável, errou MUITOS saques em momentos decisivos (no final do set, Sheilla, Fabiana e Dani Lins deram pontos de graça no fundamento), inclusive no final do 4° set. Ressalto também a entrada de Fernanda Garay no lugar de Jaqueline, que mais uma vez teve uma atuação deplorável. Garay entrou bem, pontuou 9 vezes e evitou um desastre. Não culpo nenhuma jogadora pela derrota, a não ser nosso técnico José Roberto Guimarães. Tanto de fala que ele é duas vezes campeão olímpico como treinador, mas a questão é: O que ele fez para este ciclo olímpico? Também não podemos tirar o mérito dos EUA, que teve a oposta Destinee Hooker inspirada e se sagrou maior pontuadora da partida, com 23 pontos anotados.

25 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo na maioria do que vc disse. Ele levou a Natália para prepará-la durante a competição. Mas do jeito que estamos, podemos pegar um time muito forte nas quartas de final. Hoje, o Brasil está em 4° do grupo, e cruzaria com o 1° do Grupo A, será que aguentaríamos? Não sei não... E ainda tem chances da Natália não estar recuperada.

      Agora assim, sobre os títulos de superliga eu não costumo me espelhar para falar, pq jogar por clubes é muito diferente. Fabíola acumulou péssimas atuações no Grand Prix, enquanto Fernandinha jogou bem, mas agora está TERRÍVEL. Me dói ver aqueles balões nas extremidades e a falta de sintonia extrema das jogadas de meio. Fabiana conseguiu 5 pontos de ataque, e todos eles com a Dani jogando. Fernandinha passa pela mesma situação de Ricardinho na seleção masculina, mas ele tem talento incontestável para conseguir entrosamento, enquanto Fernandinha pode ser questionada.

      Agora sobre a Mari, não sei o que pensar, mas até agora a Tandara só entrou bem em momentos fáceis e também no saque. Quando foi testada, na pressão, sentiu muito. Mas acho que ela pode melhorar, pq já ajudou a virar várias partidas, inclusive contra a Itália no Grand Prix do ano passado.

      Sobre a Camila Brait, fico triste cada vez que leio "Fabi" na escalação do Brasil. Fabi está jogando MUITO, mas é MUITO mal mesmo. Zé apostava na experiência da jogadora, mas até agora só vi Fabi quinar passe, errar e espirrar defesas. Nada além disso. Camila joga muita bola e foi injustiçada por não ter "influência" com a comissão técnica. Fato é que o Zé nunca cortaria a Fabi. Agora, terá que arcar com as consequências das péssimas atuação da líbero.

      Concordo por completo que a culpa é da comissão técnica. Esse papinho que 4 anos não é o bastante para preparar uma levantadora, é conversinha medíocre. Muito se foca nas levantadoras e pouco se fala das ruins opostas e ponteiras, afinal, qual site terá a coragem de criticar essas atuações deploráveis de Sheilla, por exemplo, que é referência na seleção? Só nós do vôlei elite mesmo...

      Muito obrigado pelo seu comentário, beijo!

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Inicialmente, inclusive a Fofão já tinha falado isso, o Zé convocou a Fernandinha para aumentar a competição e não deixar as levantadoras se acomodarem, e ela jogou bem o Grand Prix, e se fosse cortada, seria injustiça. Fabíola fracassou no Grand Prix e por isso ficou de fora. Ela foi a que mais recebeu oportunidade e que menos convenceu. Sobre a Dani, hoje ela jogou bem e mudou a partida. Creio que o Zé teve o seguinte raciocínio: preciso levar duas levantadoras de caracteristícas diferentes. E foi o que ele fez. Dani joga mais com meio e saída, enquanto a Fernanda joga mais com ponta e meio, mas como as centrais não conseguem atacar a bola dela, o jogo fica muito concentrado na ponta, e Jaque e Paula já mostraram que não são confiáveis. Mil vezes Garay como titular e que se fo** a experiência das outras duas.

      Ainda não dou o ciclo como perdido. Se as mais experientes chamarem a experiência, podemos bater qualquer time, inclusive as americanas que mostraram nesse jogo que também falham.

      Sobre a responsabilidade dos resultados ruins... Comissão técnica levará a culpa de cada fiasco do Brasil.

      Excluir
  2. Eu acho que qnd esse ciclo olimpico acabar a CBV vai ter que contratar um Técnico Japonês, pq qnts bolas na mãos das defensoras e o q elas faziam!?( com excessão da Jaque, mais por outro lado, desde 2010 nunk mais vi ela colocar bolas no chao jogando pela seleçao!) e tenho quase que certeza q a Fabizinha nao vai ser mais a libero da seleçao porque meu Deus, ela nunk mais atuou como a campeã olimpica! A Fernandinha é uma levantadora mais rapida e melhor q a Dani e a Fabiola isso é fato, mais dizer q ela nao sentiu a pressão de uma olimpiada aí ja seria mentira! Mas o q eu axu q tem q melhoras no Brasil é a Potencia(no ataque), saque, bloqueio e Defesa, e o Psicologico pq elas so tinham medo de jogar contra as Russas, e agora contra as amercinas!? Poxa, bora acordar as brasileiras q tinham q ter morau, foram campeã olimpicas em cima das americanas!!! Mais eu acho q o Brasil ta voltando a Fama de Amarelão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, a defesa funcionou mal. A Jaque foi bem no fundamento, mas deu MUITO prejuízo no ataque. Deixou a partida com 2 pontos só e desperdiçou várias bolas, daí não dá, né?

      Sobre a Fabi, essa será sim a última competição dela pela seleção brasileira como ela já disse, e junto com ela, várias jogadoras devem deixar o time para iniciação do novo ciclo olímpico.

      Sobre a Fernandinha... Eu acho que cada levantadora é boa para um time. Ela está com um estilo muito europeu de jogo, com bolas muito altas, lentas e previsíveis, assim como ela mesma já disse em entrevista, e isso não favorece o jogo do nosso time, por isso acho que a Dani Lins é a melhor opção, mas temos que acreditar na Fernanda em mais um jogo como titular, se ela for mal como está indo, Dani tem que jogar. O momento é ruim para o Brasil, e os EUA são favoritos ao título, então fica bem complicado de ter moral. Acho que o time conseguiria ser mais confiante se vencesse hoje, e fez tudo ao contrário, fracassou e foi arrasado por Hooker e cia.

      Excluir
    2. Acho q dessas jogadoras campeães olimpicas em 2008 as unicas vao permanecer são:
      Sheilla, Thaísa, Fabìana(ta sendo muito inconstante) só!
      Mas de todas dessa seleçao atual(so as de cima), fe garay, fernandinha(se ela encontrar um estilo de jogo-fofao, mais isso é muito improvavel- adenizia, Dani(mais vai precisar trabalhar muito o psicologico) natalia. E tem q entrar: Gabi, priscila daroid, camila brait, e a nathalia tem q jogar como oposto, se o Brasil precisa de uma jogadora q bote bola no chão a jogadora é ela!

      Excluir
    3. A Sheilla deve fazer sua "despedida" da seleção em breve também. Ela já está beirando os 30 anos e não seria viável ela participar do processo de renovação que visa as Olimpíadas do Rio em 2016.

      Excluir
  3. De todos os aspectos ruins o pior foi a Jaqueline ter feito apenas 2 pontos.Não dá pra pensar em uma seleção uma jogadora fazer apenas 2 pontos!Isso foi épico!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, ela é uma jogadora de composição (essencial para defesa e recepção), mas tem que ser eficiente quando solicitada. Muito ruim mesmo a partida da nossa ponteira.

      Excluir
  4. Vale lembrar a ótima atuação da Dani Lins e da Garay,depois de hoje as duas TEM que ser titulares.
    Fernandinha só jogou bem no começo do 1º set. Dani Lins entrou, e CALOU A BOCA DE MUITA GENTE.Foi ótima e se virou muito bem,sem essa história de passe na mão ou não,ela mudou o jogo e arrasou.
    Jaqueline estava 90% na recepção,enquanto no ataque o Brasil jogava com uma a menos.Fernanda Garay foi muito bem.Teve uma recepção bem abaixo da de Jaqueline,mas compensou no ataque, e na alegria.
    Se as "EXPERIENTES" tivessem acompanhado o ritmo dessas duas "NOVATAS", e se o técnico deixasse de ser cabeça dura e colocado elas antes, o resultado teria sido outro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então, ela foram muito bem sim, mas o Zé deve apostar mais uma vez em Fernandinha e Jaque como titulares, pq não quer comprometer a confiança das jogadoras. Forçar um pouco com a Fernandinha seria bom, mas creio que a Garay merece espaço e tem que estar nesse time. Ela vem apresentando uma ótima recepção e vira ou dificulta pro time adversário quando recebe as bolas, sem contar que tem uma alegria contagiante, acho essencial.

      Excluir
  5. Não tem que contratar tecnico japones. O problema da defesa é das jogadoras, pois eles espirram as defesas. Eram erros técnicos, e não taticos. Elas estavam plantadas onde o técnico mandava elas estarem, mas precisava de competencia e capricho pra defender a bola na mão da levantadora, e não espirrar pra arquibancada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo, mas a partir do momento que ótimas defensoras como a Dani Lins, Garay, Jaque e Fabi começam a cometer erros técnicos infantis, é pq precisa ser mais treinado na seleção.

      Excluir
  6. Vi uma seleção com Fernanda Venturini, Fofão, Ana Moser, Leila, Virna e outras lutarem muito contra uma forte seleção cubana. Se perdiam por força e técnica compensavam com garra e determinação.
    Depois de 2008, quando a seleção atingiu o ápice e 2010 quando com muitta garra chegou ao segundo lugar no Mundial, essa seleção não me impressionou mais.
    Não falta vontade a atual seleção, porém, falta garra. As jogadoras estão apáticas em quadra e não convencem. Uma mostra foi o jogo de hoje quando entraram estranhamente medrosas, respeitando demais as americanas. Nenhuma bola era cravada do outro lado da quadra, enquanto que as bolas dos EUA caíam todas no chão. O primeiro set foi terrível de assistir e o segundo dispensa comentários. A equipe americana está sim em grande fase, entretanto, não é imbatível e a Seleção Feminina de Vôlei do Brasil é a atual campeã Olímpica. Nem contra Cuba com Regla Bell, Regla Torres e Mireya Luis vi a seleção entrar em quadra desta maneira.
    A levantadora Fernandinha segue com atuações muito ruins. São levantamentos lentos e muito altos nas pontas. Suas jogadas são muito marcadas e param fácil no bloqueio. As jogadas de meio inexistem. Mereceu ser tirada de quadra.
    Sempre critiquei muito Dani Lins, não por técnica e sim por postura, mas, justiça seja feita hoje ela queimou minha língua. A levantadora do Sesi deu padrão de jogo ao time variando as jogadas e principalmente, deu velocidade aos levantamentos e colocou a central Fabiana na partida. Pelas mãos de Danielle Lins e Fernanda Garay o Brasil venceu o terceiro set e só não levou a partida para o quinto set porque Zé Roberto resolveu dar um "showzinho" no tempo técnico no quarto set e a armadora voltou tensa e no primeiro erro ele a tirou de quadra voltando com Fernandinha, que com seu jogo feijão com arroz fez com que as americanas voltassem a abrir. Com tudo isso o técnico brasileiro voltou com Dani só que a vaca já tinha ido para o brejo e as americanas sacramentaram a vitória. Zé Roberto deve sim pagar pela derrota.
    Fernanda Garay como citado acima é a única ponteira do time e merece ser titular. Passou infinitamente melhor do que Jaque e Paula e foi a única a virar bolas.
    Jaqueline Carvalho e Paula Pequeno seguem muito inconstantes. Paula larga demais e a mulher de Murilo está horrenda no ataque, se salva por seu ótimo fundo de quadra, só que na partida de hoje não passou nem defendeu. Por ser uma jogadora de esquema tático mantê-la em quadra entre as titulares é prejuízo.
    Aliás na partida de hoje a defesa do Brasil simplesmente inexistiu, as jogadoras estavam bem posicionadas, entretanto, não conseguiam colocar as bolas pra cima. Já do outro lado a equipe americana deu uma verdadeira aula de defesa.

    ResponderExcluir
  7. CONTINUAÇÃO:

    Dizer que Sheilla já não é mais aquela definidora é chover no molhado. A oposta segue fraca no ataque e não define, vendo Sheilla atuar me lembrei de Joycinha este ano na Superliga pelo Vôlei Futuro. A oposta reserva Tandara entrou e não foi bem, parece estar sentido a Olímpiada.
    Fabiana seguiu bem no bloqueio e como já mencionado melhorou no ataque só que tarde demais. Thaísa decepcionou foi melhor no ataque só que ficou devendo no bloqueio, porém, a central brasileira tem crédito. Há um bom tempo vêm carregando a seleção nas costas e por diversas vezes foi a melhor em quadra e hoje parecia não estar em um bom dia.
    E o que dizer de Fabiana Alvim? Nunca vi uma líbero que não passa e não defende bem. Fabi já fez a sua parte e merece respeito pela sua trajetória vitoriosa pela seleção só que vem se arrastando em quadra e isso só evidencia a insanidade da comissão técnica em desperdiçar o talento de uma jogadora do nível de Camila Braitt deixando-a no Brasil.
    Vendo as atuações do Brasil algumas indagações são inevitáveis. Até quando Natália vai ganhar ritmo? E Adenízia até quando vai ficar no banco? Vai ser testada se a capitã continuar irregular?
    Só há um jeito esperar.

    PS. 1: A equipe americana só perde esse ouro se houver uma hecatombe. Chega a impressionar a obediência tática e o volume de jogo do time. Todos os fundamentos funcionam muito bem, destaque para o ataque comandado por Logan Tom, Hooker e Larson. A defesa também merece destaque a grande Tom e da boa líbero Davis varrem a quadra.

    PS. 2: Torci horrores para a jogueira equipe da República Dominicana levar a partida contra a Rússia para o tie-breick. A líbero Brenda Castillo deu um show em quadra, é uma jogadora promissora. Ri muito da cara das russas, simplesmente preocupadas pela eficiência do ataque de Betânia dela Cruz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Respondendo seus comentários por aqui...

      Concordo plenamente com tudo que vc disse. O Brasil é inferior tecnicamente aos EUA sim e temos que aceitar isso, mas elas entraram hoje como se fosse um bando de juvenis, respeitando demais, pingando, pingando, aliviando, passando de graça (claro que com parcela de culpa da Fernandinha) e enquanto isso Larson, Tom e Hooker ignoravam o bloqueio brasileiro, MUITO falho na partida. O Brasil precisa reconhecer a realidade dos fatos, mas entrar mordido em quadra. Acho que um afronte ou outro colocaria as americanas em pressão. Por exemplo, no jogo hoje, até o segundo set, Larson estava brincando e virou quase tudo. Quando o Brasil cresceu no 3° set, os EUA perderam a parcial e ela saiu de quadra zerada. Qualquer equipe do mundo é imbatível quando se tem um time apático do outro lado, e por isso critico tanto a atuação do time hoje. Além de tudo, me dói ver Jaque, Sheilla e Fabiana jogando mal, sendo que são jogadoras muito importantes do cenário mundial. Jaque melhor atacante do GP 2010, muito boa de fundo de quadra. Sheilla MVP do GP de 2009, foi muito bem em Pequim. Fabiana MVP do Montreaux, muita experiência e por diversas vezes foi comparada com a legendária e brilhante Torres, pela sua força física, garra e potência de ataque. Essas meninas precisam crescer já, e acredito que esse crescimento pode passar pelas mãos de Dani Lins, que ao lado de Garay, evitou o passeio americano hoje.

      A defesa tem que ser muito treinada. Tudo bem que elas encostaram na bola, mas a Dani Lins, melhor defensora da última superliga, errou bolas que não vejo há muito, mas muito tempo mesmo, assim como a Jaque, Garay e Fabi, que tem bom volume de jogo.

      Sobre a Garay, é incontestável que ela fique de fora do time titular. E além de estar bem no ataque, também está passando com muita eficiência e se saiu bem nas últimas estatísticas.

      Davis é muito boa defensora, mas péssima passadora. Conheço o jogo dela tem um bom tempo, quando ela e a Sykora eram as líberos dos EUA, e elas sempre tiveram dificuldades neste fundamento. Temos que forçar saque pra cima dela e Larson, e não ficar jogando saque direcionado nas mãos da Logan, que com o saque medíocre do Brasil hoje, não iria errar nenhuma recepção mesmo.

      Excluir
    2. Esqueci de comentar sobre a Castillo aqui. Líbero incrível. Vejo muito, mas muito potencial nesta seleção dominicana. Acho que essas meninas deveriam assinar com times fora das ligas de Porto Rico (sempre tem muitas dominicanas) e Rep. Dominicana, buscando times melhores na Europa, Ásia e Brasil, como fez a central Eve, assinando com o Praia Clube. Elas já estão jogando bem, mas precisam de mais experiência internacional e jogar em bons clubes contribui muito para isso.

      Quem sabe elas assinem com clubes brasileiros também né? O Kwiek já deu entrevistas falando que recomenda a vinda destas jovens jogadoras ao Brasil para desenvolver seu potencial.

      Excluir
    3. Concordo com você. Dói muito ver Jaqueline, Sheilla e Fabiana com dificuldades na virada de bola. Sheilla sempre foi referência de ataque e parece que caiu numa crise em fim. Pena. Jaqueline apesar de essencial no fundo de quadra precisa virar quando solicitada, eu gosto e torço muito por essa jogadora, pois, ela ama o que faz, já passou por diversas dificuldades na carreira e sempre voltou com muita garra e determinação. E principalmente Fabiana, que era de encher os olhos quem a viu no Mundial de 2010,jamais esquece seus ataques potentes ela simplesmente cravava todas do outro lado da quadra.

      Excluir
    4. Pois é, essas 3 jogam muito, são guerreiras, mas precisam melhorar, senão o Brasil nem por medalha vai brigar. =/

      Excluir
  8. A Fernandinha deu o truque em todos nós no GrandPrix graças a falta de sorte da Fabíola, que decidiu jogar pessimamente bem na época da seletiva.

    Eu também pensei que a Fernandinha era a salvadora da pátria, a nova quase Fofão, mas mesmo no GrandPrix estava claro que ela não tinha entrosamento com as meios e, sem essas jogadas, o Brasil iria se complicar nas Olimpíadas. Fui besta não enxergando isso. Eram pra estar Fabíola e Dani Lins nessa seleção, as jogadoras do ciclo.
    Pra mim, a Taísa é a melhor meio do mundo e só a Fabíola sabe colocar ela pra jogar, considerando o entrosamento das duas no Sollys.

    Agora Fabizinha na seleção é uma triste piada! Ver a melhor líbero do Brasil assistir as Olímpiadas do sofá de casa é revoltante! Já que o Brasil foi para Londres passar vergonha, ao menos poderiam colocar Brait, Gabi e Daroit pra ganharem experiência pra 2016.

    Já deu pra ver também que a Natália está totalmente fora de ritmo. Zé Teimoso errou feio e a comissão apoiou na decisão de levá-la.

    E Tandara é jogadora de clube e só, tenho que admitir que, mesmo Mari não estando 100%, rende mais do que ela.

    Enfim, essa seleção é uma sucessão de erros. O mais legal mesmo está sendo ver a cara de C U do Zé Roberto durante as partidas. A gente colhe aquilo que planta! Essa que é a grande verdade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, no momento de fechar o grupo a Fabíola foi terrível nos jogos, e daí o Zé deu a chance pra Fernandinha e para completar a aposta dele, colocou Dani Lins, que tem caracteristícas diferentes da Fernanda, e por isso a escolha destas 2 levantadoras.

      A Fernandinha é uma excelente jogadora, mas não é craque de bola como a Fofão, a ponto de chegar na seleção a alguns meses e já ter entrosamento fino com todas as jogadoras.

      Sobre Fabíola e Thaisa, elas tem um bom entrosamento, mas a nossa central já deixou claro que gosta de jogar com a Dani Lins que força bem o meio, e para mim a Dani é nossa melhor opção agora por jogar bem com as centrais.

      Também não concordo com a convocação da Fabi, mesmo sendo grato pelos anos que ela defendeu a seleção, principalmente no período de 2006 e 2008. Ela é boa jogadora para o grupo, por estar sempre pra cima e ser uma líder dentro de quara, mas jogando muito mal em todos os fundamentos, e a Camila Brait, para mim, é uma das melhores líberos desta nova safra, como a Castillo (DOM) e De Gennaro (ITA).

      Sobre a Tandara, acho que ela ainda vai trazer muitos sorrisos para a torcida brasileira, mas ela tem pouca experiência. Chegou na seleção só no ano passado, mudou partidas, mas está sentindo as Olimpíadas. Acho que ela ainda pode render. Acredito muito no potencial e garra desta atleta.

      Sobre a seleção... Eu faria 3 mudanças na convocação. Sassá no lugar de Natália, Mari no lugar da Tandara e Brait na vaga da Fabi. O resto das jogadoras, são as nossas melhores atualmente. Mas enfim, vamos continuar acreditando e torcendo para o nosso Brasil.

      Excluir
  9. Uma pena a torcida tão apaixonada pelo volei pagar pelos erros de uma comissão tecnica que errou ao fazer uma péssima convocação. Essa comissão daqui a pouco vai embora, e a torcida ficara a ver navios...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é. Se não conseguir ouro, roda Zé, Paulo Coco e afins... Nos corredores se falam de tentar o Marco Aurélio Motta, Kwiek, Luizomar e também cita-se o nome de Bernardinho, que não sabe se continuará com a seleção masculina depois de Londres.

      Excluir
    2. Desses aí, sou mais o Luizomar que fez um belo trabalho no Osasco na última temporada.
      Mas, meu sonho (DEVANEIO) seria mesmo o McCutcheon. Será q ele não larga a seleção americana para novos desafios depois de sagrar-se campeão nessas Olímpiadas?

      Excluir