quarta-feira, 25 de julho de 2012

Olimpíadas (F): Análise do Grupo A


Grupo A: Argélia, Grã-Bretanha, Itália, Japão, Rep. Dominicana e Rússia

Já começo os comentários afirmando que Rússia, Itália, Japão e República Dominicana já estão classificadas para as Quartas de Final. A Argélia e Grã-Bretanha só estão classificadas por motivos óbvios. A primeira pois venceu o qualificatório africano, que é de um nível amador, enquanto as inglesas participam por sediar os Jogos Olímpicos. A briga será mesmo entre as quatro seleções restantes, que buscam conquistar o maior número de pontos para pegar um cruzamento mais fácil nas quartas de final. O principal duelo, na minha opinião, será entre duas seleções européias: Itália e Rússia, que vão brigar pelo 1° lugar do grupo. Japão pode ser uma ameaça.

ALG :
Não conheço bem a seleção da Argélia. Entretanto, sabe-se que elas jogam a nível amador e que não devem apresentar resistência. A jogadora mais talentosa é a ponteira Safia Boukhima, de 21 anos e 176 cm. Nada que tenha condições de desequilibrar.

UK:
Assim como a Argélia, não tem condições algumas de estar entre as 4 do grupo. O nome mais notável do time é de Lynne Beattie, ponteira e capitã do time. Pelo twitter dela (@Beats_10), podemos ver que elas não acreditam em classificação, mas parecem estar aproveitando o momento e sensação de disputar as Olimpíadas com sua torcida a favor.

ITA :
Favoritas para o 1° lugar do grupo. A base ofensiva fica por conta de Gioli, Costagrande e Piccinini, jogadoras experientes que podem desequilibrar para tentar o 1° lugar do grupo. O problema deste time é o passe, que muitas vezes acaba sobrecarregando a líbero Croce e a ponteira Del Core, jogadoras essenciais para execução do fundamento na Azzurra. A defesa será um diferencial que elas podem usar a favor contra grandes seleções.

JAP :
Acredito que o Japão será a terceira força deste grupo. Elas tem um bom time, com Takeshita, Ebata e Saori, jogadoras indispensáveis, mas ainda são muito inconstantes e em algumas vezes sente falta de uma verdadeira oposta, já que elas jogam no esquema de uma falsa oposta, utilizando uma ponteira passadora. O bloqueio também é falho e pode prejudicar em jogos decisivos. A defesa é o principal fundamento do time, que em várias ocasiões, fez com que as adversárias ficassem nervosas por não conseguir colocar a bola no chão.

DOM :
Bethania De La Cruz é a principal jogadora. Atualmente é conhecida por colocar várias bolas no chão e será o trunfo da seleção dominicana, comandada pelo brasileiro Marcos Kwiek. A falta de experiência e passe ruim, principalmente, podem prejudicar. Muitas vezes o técnico utiliza opostas adaptas na entrada de rede, caindo a qualidade do passe.

RUS :
A seleção russa, após bater na trave por várias vezes, vem forte e com jogadoras em grande fase. Gamova e Goncharova estão incríveis no ataque, enquanto Sokolova e Kosheleva vão entrando no ritmo das companheiras. O ataque e bloqueio são pontos marcantes das gigantes, mas muitas vezes apresentam um passe horrível, que nas últimas competições vem dificultando a boa distribuição e consequentemente cai a qualidade da equipe.

Meu palpite sobre a classificação:

1. Rússia
2. Itália
3. Japão
4. Rep. Dom.
5. Argélia
6. Grã-Bretanha

Nenhum comentário:

Postar um comentário