quarta-feira, 12 de junho de 2013

Liga Mundial 2013: Grupo B - Rússia e Sérvia somam 6 pontos


Classifico o Grupo B como o mais equilibrado de todos nesta Liga Mundial, por ter 3 potências europeias no voleibol (Itália, Rússia e Sérvia), além de seleções que vem crescendo como a da Alemanha. Cuba, por todos seus problemas internos e a saída de alguns jogadores que optaram por não defender mais a seleção e  assim poder jogar no exterior, corre por fora. O Irã é a seleção mais fraca, mas jogou bem na segunda partida contra a Rússia e deve incomodar os "grandes" com o decorrer dos jogos. A liderança do grupo ficou com os atuais campeões olímpicos, que ainda estão sem contar com alguns grandes jogadores como Mikhaylov, mas apostou nos jovens que fizeram um bom trabalho nesta primeira semana de competições da Liga Mundial. O mesmo posso dizer para a Sérvia, que manteve parte do elenco que esteve em Londres mas finalmente apostará no jovem Atanasijevic para substituir Miljkovic. O time sérvio fez boas partidas contra Cuba e divide a liderança com os russos. Abaixo podemos acompanhar os resultados das partidas:

SEMANA 1

07/06/2013:

Rússia 3 x 0 Irã (25/21, 25/22 e 25/17) - Estatísticas 
Ilinykh 15 e Muserskiy 13 pontos; Mahmoudi 11 e Seyed 7 pontos.

Itália 3 x 0 Alemanha (25/15, 25/23 e 25/21) - Estatísticas 
Zaytsev 17 e Savani 12 pontos; Kaliberda 16 e Böhme 7 pontos.

Cuba 1 x 3 Sérvia (17/25, 21/25, 25/21 e 20/25) - Estatísticas 
Fundora e Bisset 14 pontos; Atanasijevic 22 e N. Kovacevic 20 pontos.

08/06/2013:

Rússia 3 x 1 Irã (25/23, 25/22, 17/25 e 25/18) - Estatísticas 
Pavlov 21 e Sivozhelez 9 pontos; Ghafour 15 e Seyed 9 pontos.

Cuba 1 x 3 Sérvia (24/26, 22/25, 25/18 e 21/25) - Estatísticas 
Cepeda e Bisset 16 pontos; Atanasijevic 21, N. Kovacevic e Podrascanin 11 pontos.

09/06/2013:

Itália 3 x 2 Alemanha (22/25, 19/25, 25/17, 26/24 e 15/06) - Estatísticas 
Zaytsev 27 e Savani 16 pontos; Kaliberda 22 e Collin 14 pontos.

Classificação:
1. Rússia: 6 pontos
2. Sérvia: 6 pontos
3. Itália: 5 pontos
4. Alemanha: 1 ponto
5. Cuba: 0 pontos
6. Irã: 0 pontos

fonte: fivb

4 comentários:

  1. Gosto muito desse Blog, porque há muitas informações exclusivas, as quais não são fáceis de encontrar em outros blogs/sites.
    Em relação a esse post, respeitosamente eu discordo da opinião de que o Grupo B é o mais equilibrado da Liga Mundial de 2013. O Grupo A, esse SIM, é o mais equilibrado, pois a seleção teoricamente mais fraca, a França, ainda assim é superior ao Irã, a mais fraca do Grupo B, sem falar que a Alemanha ainda está em fase de afirmação! No Grupo A, entretanto, todas as seleções são de primeira linha, considerando que a Argentina praticamente está afirmada como uma grande seleção, em virtude dos ótimos resultados conseguidos nas ultimas competições e pelo voleibol que vem apresentando.
    Essa edição da Liga Mundial certamente será uma das mais disputadas nos últimos anos, por vários motivos: a Polônia tentará manter o título, a Rússia sempre costuma apresentar um grupo competitivo, tanto quanto os EUA, a Bulgária, a Sérvia e a própria seleção de Cuba; temos a Argentina crescendo ainda mais, a Alemanha e também a França; e, claro, a seleção brasileira que SEMPRE é cotada para está entre os finalistas! Isso sem falar que nesse ano de 2013, é a única competição com grande projeção internacional a ser realizada.
    Como sempre, torço por jogos emocionantes e disputados e por uma seleção brasileira sempre buscando está no ponto mais alto do pódio!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Primeiramente, muito obrigado pelos elogios Francisco! Fico feliz em saber que tem muita gente que aprecia esse meu "trabalho".

      Sobre os grupos, então... Antes da competição começar eu preferi em não me pronunciar, pois não sabia ao certo como as equipes iriam pra competição. Depois, com as convocações oficiais, continuei na dúvida sobre qual seria mais equilibrado, na minha opinião.

      Com os jogos, cheguei a conclusão de que o grupo B é mais equilibrado, pois no Grupo A, vi uma discrepância grande em nível técnico dos times. Por exemplo, a Bulgária, que divide a liderança com o Brasil, custou para ganhar e o jogo é praticamente todo pra cima de Sokolov e Skrimov, e isso contra grandes times é "mortal". Os EUA estão sem os principais jogadores dos últimos dois ciclos olímpicos e por isso prefiro esperar antes da apontá-los como favoritos, até porque, dos lances que vi do jogo, acho que é um time que não passa dos "grandes" (Brasil e Polônia na minha opinião, neste grupo). A Argentina alcançou bons resultados nos últimos dois anos, mas não podemos esquecer que Facundo Conte, principal jogador do time, não vai jogar após ter feito uma operação no ombro. Por esses motivos não creio que haverá tanto equilíbrio e sigo acreditando que o Brasil e a Polônia são os elencos mais capacitados deste grupo.

      Já no grupo B, temos a Rússia desfalcada, Itália completa, Alemanha praticamente completa (Grozer, principal atacante do time, não jogou nesse fds)e a Sérvia, mesmo passando por renovação, com uma boa base titular. A briga pela liderança neste grupo será mais intensa, creio eu. Concordo com você que a Alemanha é uma seleção ainda em ascensão, mas em 2012 mostrou que veio para figurar entre os maiores. O campeonato do país está se desenvolvendo e os atletas que foram para a seleção, viveram bons momentos em seus respectivos clubes. Isso sem contar a seleção cubana, que embora seja inconstante e tenha perdido muitos atletas seduzidos por propostas da Europa, ainda pode tirar pontos desses times.

      Diferencio o A do B neste sentido. Creio que o A, a briga será mais "intermediária", enquanto no B, qualquer uma das seleções podem brigar pelas "cabeças". Contudo, a gente só vai descobrir de acordo com a competição avançar, mas está aí meu ponto de vista inicial!

      Torço pelo mesmo que você, cara! A Liga promete ser sim muito boa e estou ansioso pra ver como os times vão se comportar no decorrer da competição. Obrigado pelo seu comentário!

      Abraços.

      Excluir
  2. Considerando o a ausência do Conte, na Argentina, bem como o fato da mesma já está classificada para as finais, concordo com a sua análise. A Bulgária tem outros grandes jogadores além do Sokolov, mas eu não sei se a mesma encontra-se desfalcada, já que eu não acompanhei os seus jogos. As outras quatro seleções do grupo A são muito fortes, inclusive a França. Mas, por esses motivos que você colocou com muita propriedade, realmente o Grupo B está mais equilibrado.
    E vamos seguir torcendo pelo Brasil!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com relação à Bulgária... Está sem o Kaziyski deste antes de Londres no ano passado, pois ele (principal jogador do time diga-se de passagem) teve uma briga com os dirigentes da seleção. Yosifov teve uma boa temporada, mas é um central e não tem tanto poder de decisão quanto os outros jogadores de extremidade.

      Que bom que vc entendeu meu ponto de vista! o/
      Estarei torcendo e volte sempre!

      Excluir