sexta-feira, 14 de junho de 2013

Outros: Set de 21 pontos? Não!


Já demonstrei toda minha indignação no twitter (@VoleiElite) com a possível mudança dos sets para 21 pontos. Sim, 21 pontos, estamos regredindo tudo que um dia demorou para ser alcançado.

Essa proposta, que eu julgo como absurda, é uma das várias outras ideias pouco coesivas do presidente da FIVB Ary Graça. Quem aqui não lembra do escândalo causado pela tentativa da federação internacional de tentar mudar os critérios para a recepção do saque (não seria possível passar de toque, por exemplo)? Contudo, o presidente retomou à decisão tomada anteriormente, e é isso que espero que seja feito com essa balela de querer os sets com 21 pontos apenas, assim como no voleibol de praia.

Primeiramente, são únicos e exclusivos à emissoras de TV esse interesse todo do Ary Graça em mudar esta regra. Fato é que alguns jogos demoram muito tempo e por isso ele quer deixar os jogos mais atrativos (lê-se rápidos, para que as emissoras não precisem "gastar" o tempo com voleibol).

Fato é que no Brasil (foco principal da gestão de Ary na FIVB), as emissoras dedicam 100% do tempo com o futebol se for preciso, mas não gastar 2h30min com um grande espetáculo de voleibol. Para entender a situação, vamos começar por expor a CBV, que renovou seu contrato com a Globo para a transmissão dos jogos até 2016 (se não estou enganado), sendo que haviam outras emissoras, como a Band, de fato INTERESSADAS em divulgar o esporte que mais traz conquistas para o Brasil.

A Globo, que passa muitos poucos jogos durante a temporada, está insatisfeita com a duração das partidas que as vezes ultrapassam 2 horas e quebra as vezes sua programação, pois eles não podem atrasar seus programas importantes e extremamente relevantes, como a TV Globinho, Encontro com Fátima Bernardes, Xuxa, e todas essa quinquilharias da TV brasileira.

Iludido é a pessoa que acha que com os sets de 21 pontos, a TV aberta passará a ser mais estimulada para transmitir as partidas. Fato é que o número medíocre de transmissões continuará e o espetáculo ficará prejudicado.

Essa ideia vem sendo testada na Liga Europeia, e conforme as @irmasmello apuraram, algumas partidas tiveram duração aproximada de 55 minutos, o que normalmente durariam 1h e 30 min. Diminuir apenas 4 pontos da duração dos sets pode parecer pouco, mas os resultados refletem nos números.

Imagina o que é sair de casa para assistir um jogo no ginásio, suponhamos que em uma cidade grande no horário das 18 horas aproximadamente, você poderá gastar mais tempo no trânsito caótico do que dentro do ginásio para assistir ao espetáculo. Eu simplesmente não consigo encontrar a vantagem fortemente afirmada e reafirmada pela FIVB.

Vi que esta ideia vem ganhando mais força e sendo cada vez mais testada, por isso resolvi fazer este post e expor meu ponto de vista. Espero que vocês que leram, também se manifestem pelos comentários e/ou no twitter, utilizando da hashtag:

 #NãoQueremosSetsDe21Pontos 

O objetivo é que os responsáveis pelas mudanças feitas nas regras, atletas e todos os envolvidos no meio do esporte, tenham a noção de que a opinião do público também precisa ser levado em conta. Obrigado!

4 comentários:

  1. E outra, a RECORD tbm se interessou em transmitir todos os jogos da superliga

    ResponderExcluir
  2. Eu tb achei um lixo a ideia dos sets de 21 pontos.

    ResponderExcluir
  3. Mew é ridículo o que a CBV faz para se entender com a Rede Globo e aceitar e mudar as coisas para deixa-la satisfeita...
    21 pontos é uma mudança muito drástica ao voleibol como um todo.
    Se realmente a FIVB, ou seja, o Ary Graça, quer fazer algo de útil ao vôlei mundial, invista mais em nas competições como um todo, deslocar as competições anuais (Grand Prix) da Ásia, e levar para a Europa, Brasil e
    Estados Unidos, enfim chega de Japao e China sediando as coisas.
    Investir mais no marketing, desenvolver melhor a FIVB Heroes que é uma grande ideia, mas parece que ficou estagnada nos ultimos anos...

    ResponderExcluir
  4. Eh.....se no ginásio existissem drogas,violências ofensas e morte como existe nos estádios ... Talvez o Vôlei teria mais espaço né...? O brasileiro em si adora sofrer .... Prefere dar valor no que foi perdido do que em que foi conquistado...,eh uma lastima e se tratando de um todo ... A globo domina esse país... Faz o que quer com a imagem e com a opinião... faZ o que quer com a mente dos mais ignorantes... Quanto ao Voleibol... Não me espanto mais.... Depois da globo praticamente ignorar a brilhante volta por cima da seleção brasileira em londres... não duvido de mais nada.... Daqui a alguns dias os programas serão futebol espectacular... Futi esportes.... E futebol fantástico! Enquanto os meninos da bola vão passando vexame nesse mundos a fora de meu deus...

    ResponderExcluir