terça-feira, 11 de junho de 2013

Mercado: Murilo no RJX; Jaque com futuro indefinido


O ponteiro Murilo Endres foi oficializado como novo jogador do RJX pelo site Melhor do Vôlei. Prata nas Olimpíadas de 2008 e 2012, Murilo é considerado um dos melhores jogadores do mundo, contudo, operou o ombro e não estará 100% para o início da Superliga, o que fez com que o mercado se fechasse um pouco para o atleta de 1,90 metros e 32 anos.

O jogador aceitou a realidade financeira do RJX e aceitou a proposta do clube. O objetivo é que ele esteja inteiro para os playoffs e então tenha condições de ajudar o time carioca, atual campeão da Superliga. O levantador Bruninho Rezende, ponteiro Thiago Alves, líbero Mário Junior e o central Riad Ribeiro renovaram seus contratos. O oposto da seleção brasileira Leandro Vissotto e o central Maurício Souza, ex-Minas, com passagens pela seleção B e atualmente com a seleção A na Liga Mundial, foram contratados. 

Com a definição de seu futuro, a ponteira Jaqueline, bicampeã olímpica, segue com seu futuro indefinido. De fato não ficará em Osasco, já que ela não abre mão de morar junto ao marido, mas ao mesmo tempo diz "não se ver com a camisa de outro clube". A jogadora tem propostas do Unilever, mas o que circula é que ela cogita tentar engravidar ou ficar parada para acompanhar Murilo na recuperação. Na opinião do Vôlei Elite, Jaque deveria fechar com o Unilever, afinal, com as ponteiras de alto nível que temos, não é recomendável que ela fique sem ritmo por todo esse tempo, até por que temos o Mundial no próximo ano e sem dúvidas é um dos poucos títulos que ainda faltam para a atleta.

fonte: mdv

12 comentários:

  1. Fico triste e feliz por essa situação da Jaqueline. Feliz pelo fato de ela, como todo ser humano, quer constituir uma família, e não vejo mal nenhum nisso. Triste por outro lado, porque ela irá perder espaço na seleção, haja vista que a Seleção está com muitas revelações na posição de ponteira, e com isso dificilmente terá oportunidade nos próximos anos. A Seleção Brasileira têm atletas com plenas condições físicas e técnicas como Fê Garay, Natália, Pri Daroit, Michelle, Gabi. Portanto, Jaqueline pedindo tempo da seleção, irá perder espaço e consequentemente, terá que correr atrás do prejuízo, e reconquistar seu lugar de antes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é... Concordo com você, mas um atleta de alto nível tem que abrir mão de muitas coisas como sabemos. Se o sonho da Jaque é ser tricampeã olímpica, ela precisa manter o foco.

      Caso não tivesse um time de alto nível no Rio de Janeiro, cidade que ela vai morar agora, seria uma opção mais viável. Contudo, lá ela pode estar ao lado de Bernardinho, num time forte que nem o Unilever, que também brigará por títulos, inclusive do Mundial.

      Enfim... Só acho que pela bola que ela está jogando, seria uma atitude completamente idiota ficar parada por aproximadamente um ano (já que ela não está treinando em lugar algum) e perder grande parte da forma que conquistou até agora.

      Excluir
    2. Discordo novamente. Primeiro, a Jaqueline é ser humano, tem sonhos de constituir família. Segundo, ninguém sabe se o desejo dela é ser tri- campeã olímpica. E nem mesmo, se o desejo de ser tri-campeão, se for mesmo, é maior que o desejo de ser mãe. Então, acho que ela tem o direito de escolher, se quer parar, se quer mudar de clube, se quer ser mãe e depois voltar, etc. Jaqueline é sim uma ótima jogadora, mas têm limitações, é acima de tudo ser humano. Como você mesmo disse, ela têm "caixa" para se sustentar, sem ter que jogar a Superliga. Não podemos deixar o sentimento de torcedor se sobressair sobre o de Pessoa. Compreendo seu comentário, mas só acho que ela tem a liberdade e o direito de escolher o que quer fazer, se é o melhor para seu casamento, família e desejo pessoal.

      Excluir
    3. Cara, mas porque tratar da Jaqueline como um caso isolado? Essa é a minha pergunta. A Jaque, assim como qualquer outro atleta nesse mundo, tem sonho de constituir família e tudo mais, contudo, nós só não acreditamos que esse seja o momento propício, pois ela fez a melhor temporada da sua vida, está cheia de moral como bicampeã olímpica e conforme a mesma já adiantou, quer fazer parte deste ciclo na seleção. Se esse forem seus planos, ficam parada uma temporada não é a melhor opção. Temos Garay, Natália, Tandara, Gabi e Pri Daroit crescendo muito na posição e ela corre risco de perder sua vaga.

      A Jaque não quer parar e ser mãe porque esse sonho é maior que sua vontade de jogar. Ela quer parar pra não ter que jogar em outro clube, sendo que esta não seria a opção mais viável se você for analisar os planos dela como atleta ;)

      Vou responder seu comentário exemplificando mais uma vez. A Érika já fez três temporadas no exterior (e pelo andar do mercado, está indo para sua quarta fora do Brasil) e em todos os anos deixa CLARÍSSIMO seu desejo de voltar ao país, pois ela tem FAMÍLIA, AMIGOS, e muitas coisas aqui (assim como a Jaque tem e quer ter), mas nem por isso, mesmo com 33 anos (idade que muitas atletas já estão aposentadas), ela pensa em parar para satisfazer seus desejos pessoais. Você acha que ela não tem propostas aqui? Claro que tem, mas de times pequenos, que ela julga não ser algo bom pra carreira dela no momento. Ela foi extremamente profissional, fechou com o Sopot e por lá foi campeã sendo eleita uma das melhores ponteiras do campeonato polonês. Isso é exemplo de extremo profissionalismo, pois jogar voleibol não é passatempo, é trabalho, serviço, e nem sempre podemos escolher o que vamos fazer da vida, né?

      Abraços

      Excluir
  2. Não gostei da notícia, parece que foi premio de consolação e ainda mais se a Jaqueline for para a Unilever, que é o rival do seu time atual. Acredito que deverá ter uma insatisfação por ambas as partes: pelo Murilo por estar indo para um time que aceitou a sua condição física mas precisou se condicionar ao valor que eles estão pagando e pela Jaqueline, que vai ser "obrigada" a ir para Unilever para acompanhar o marido e por não ter outra alternativa. Sinceramente, não sei se isso vai dar certo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, o Osasco e Rio são rivais, mas se você for olhar, quase todas as atletas já jogaram nos dois times e particularmente não vejo problema nisso.

      Como atletas profissionais, eles precisam saber separar as coisas, jogarem bem essa temporada para retornar à seleção e quem sabe, retornar aos clubes que mais lhe agradam.

      Citei no twitter a Piccinini como exemplo, que ficou nada mais nada menos que 13 anos em Bergamo e saiu porque o clube não tinha mais condições de mantê-la. Mesmo assim, ela não foi fazer filhos ou curtir a Itália e o marido por uma temporada. Ela assinou com o Chieri e jogou bem. Isso eu julgo uma atitude profissional.

      Excluir
    2. Discordo um pouco sobre a mudança de clube , com todo respeito a rio e osasco, mas acredito que existem emblemas , brasões de cada time e a jaque era isso para o osasco , um exemplo do que era a alma do time... Como a fabizinha é para o rio , acredito ou posso estar enganado que a fabizinha nao faria essa troca ! Entao discordo um pouco do fator grana tbm, existem sim jogadores que tbm amam a camisa do seu clube , que sao a cara de cada time e ela declarou varias vezes amor pelo osasco ... Vide exemplo neymar

      Excluir
    3. Cara, concordo e discordo de você. Acredito que algumas jogadoras marcam a história do clube. A Jaque é uma delas no caso de Osasco. Mas times acabam por patrocínio dentre outros motivos e outras coisas acontecem na trajetória do atleta que nem sempre vem a jogar no clube que deseja. Citei a Piccinini pois não creio que exista outro exemplo melhor... Ela tem muito dinheiro em "caixa" e poderia ter ficado temporadas e temporadas sem atuar até surgir a oportunidade de retornar ao Bergamo. Ela não fez isso por ser profissional.

      A gente não pode esquecer que foi no Rio que ela chamou a atenção dos clubes no mundo todo (entre o período de 2004 e 2006), e assim como Thaisa, é uma das jogadoras de Osasco atualmente que fizerem sucesso de fato no comando de Bernardinho.

      Quanto ao amor dela pelo clube, isso não vai acabar. Eu não questiono isso, questiono o fato da Jaque pensar em dar uma pausa na carreira após fazer uma das melhores temporadas de sua carreira, sendo que no próximo ano teremos um mundial.

      Para mim, a melhor opção é ela jogar no Rio, manter o nível das atuações (não precisa de amor o clube nem querer ficar lá pro resto da vida) e esperar o mercado para a temporada 2014/2015 para ver se existem chances de retornar ao Osasco.

      PS: Terminando de escrever essa postagem... Acho as vezes a Jaque meio cabeça fraca. Não sei se você se lembra, ela já era pra ter saído de Osasco na temporada 2010/2011, pois o Sesi fez uma proposta boa para ela e, mais uma vez, queria seguir Murilo até por jogar no mesmo time. Isso só não aconteceu porque ela engravidou e a comissão técnica do time optou por não fechar acordo com ela e só aí contrataram a Soninha, na época.

      Excluir
  3. Sim são fatores que tbm levo em conta, sei que existem trocas de clubes por diversos fatores , e lembro bem de sua ida para o SESI e o inesperado retorno a osasco... Discordo de algumas atitudes da jaque em relação ao marido , ate como uma forma de desrespeito a legião de fãs que torcem por ela. Tbm acho que não seria uma boa hora ela descansar prejuízo para seleção e para ela própria mundial a vista , fora o crescimento de algumas ponteiras . Bom de qqer forma ainda acho que ela não esta tomando as melhores decisões e do jeito que vejo a torcida ser apaixonado por ela lá em osasco vai ser muito complicado essa troca . Respeito todo esse vaivém mercado mas algumas atletas deveriam honrar mais o que falam e passam para seus fãs . Bom, minha opinião !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por isso que é bom não falar muito, sabendo que essas coisas acontecem. Os planos dela eram de fato de continuar no time, assim como os de Murilo eram de continuar no Sesi, mas a vida é assim, né? Sempre tem uma surpresa (boa ou ruim) nos esperando.

      Creio que a torcida de Osasco, nesta circunstância, entenderá. Pois o Murilo também fez de tudo antes de fechar com o RJX. Se ofereceu para clubes das localidades, tentou a criação de um time com Giovanne Gávio que só deve sair do papel na próxima temporada ao que me parece, mas infelizmente não deu. Espero que eles façam as melhores escolhas para a continuidade da carreira! :D

      Excluir
    2. Por isso que disse mais acima que parece um premio de consolação.

      Para não ter que ficar "parado" ou sem clube o Murilo optou pelo RJX e que por sua vez não ofereceu ao atleta o que ele realmente "vale" devido as suas condições físicas.

      Apesar de algumas atletas terem pertencido aos dois times, como é o exemplo da Taísa e Valeskinha, concordo com o Fabrício que "algumas atletas tem a cara do time" e acredito que a Jaque já tem a cara do Osasco e não gostaria de vê-la jogar no Rio.Como tb acho que o fato dela querer engravidar (que é uma decisão dela), a impressão que dá é que ela não quer jogar em nenhum time que não seja o Osasco pois, se fosse apenas o fato de não ficar afastada do Murilo, ela poderia ter aceito o convite do SESI, anos atrás (como vc mesmo lembrou acima) e que provavelmente teriam muito mais chances de ficarem mais juntos.

      Como Carioca e torcedor do RJX e Unilever não gostaria de vê-los jogar nessas condições.

      Deixo claro que isso é apenas a minha impressão e opinião sobre o assunto e que não é uma verdade absoluta, procurando sempre respeitá-los como pessoa e como grandes atletas que são, já que toquei em assuntos e descisões que são de cunho pessoais e que, as vezes, é inevitável. Acredito tb que existam outros fatos e explicações que não temos conhecimento e que justifiquem todas essas situações.

      Excluir
    3. O Murilo pegou o que deu pra pegar. Ninguém iria pagar o que ele vale como se estivesse 100%. Ele só poderá voltar a jogar normalmente em Dezembro ou Janeiro, o que faz com que ele perca grande parte da competição.

      Sobre a Jaque... Primeiramente, na época que ela engravidou, ela já tinha confirmado sua saída de Osasco e já tinha assinado o pré-contrato com o Sesi SP. Se ela não estivesse engravidado, de fato não estaria em Osasco. O que acontece é que o Sesi não assinou o contrato definitivo com a atleta pois eles não poderiam bancar uma jogadora que não tinha nem chances de defender o clube na temporada. Aí, quando infelizmente ela perdeu o bebê, o Osasco era o único time que estava disponível e ela renovou. Inclusive eles já estavam em negociações com outras jogadoras, entre elas a Logan Tom.

      Eu entendo a opinião de todos, a Jaque se identifica com o clube e não quer mudar para o rival. O que eu venho insistindo é que ficar parada, com a evolução que estamos tendo das ponteiras, pode deixar ela para trás na briga de uma possível vaga nas próximas competições da seleção brasileira, pois este é seu objetivo, sendo que ela nem terá garantia de que em 14/15 poderá defender o Osasco novamente.

      Excluir