terça-feira, 29 de maio de 2012

Outros: Mercado brasileiro "fechado"

Érika ainda não tem propostas de clubes
 
O mercado no Brasil se fecha a cada dia mais. No feminino, tivemos a falta de investimento do Vôlei Futuro, entretanto criou-se o Campinas. O Minas também teve sua verba reduzida 42% em relação a última temporada, e parou de investir "muito". Com isso, várias jogadoras precisam buscar clubes no exterior, e as que não pretendem sair do país, ficarão desempregadas.

Érika Coimbra, que estava no Igtisadchi e teve um problema que quase a fez com que perdesse a perna devido a um coágulo, é uma das vítimas da crise. A ponteira disse que só atuará em clubes brasileiros, e que caso não consiga encontrar um time, e aos 32 anos, tem chances de pendurar as joelheiras, o que seria uma perda notável para o Brasil. Até o momento, ela não tem propostas.

Outra excelente jogadora que segue sem clube é Carol Gattaz. Entretando, Carol ainda quer continuar a jogar e está disposta a se mudar para o exterior, mas segue sem propostas boas que a façam querer atuar na Europa (principal destino dos jogadores na atualidade). Com 30 anos de títulos e conquistas, houve um rumor de que a central poderia ir para Pesaro, mas o clube italiano já acertou com uma nova central para a temporada que está por vir.

Paula Pequeno, medalha de ouro e MVP em Pequim, também não sabe onde jogará. Entretando, a situação dela é um pouco mais "confortável", já que ela tem propostas do Unilever, que só fechará com a ponteirá caso não entre em acordo com Logan Tom, e também do Sesi, que parece ter aberto mais um cofre para trazer a jogadora. Clubes da Rússia e Azerbaijão e segue com o destino em aberto. Estão no mesmo barco que PP4 as ponteiras Mari e Fernanda Garay, que seguem sem acertar, mas Mari, devido a falta de espaço no mercado brasileiro, deve ir para a Turquia. Garay parece estar próxima ao Osasco e foi procurada também pelo Sesi.

Falando do mercado masculino, o Vôlei Futuro segue sem patrocínio e não certou nenhuma renovãção e/ou contratação para a próxima temporada. Com isso, selecionáveis como Piá, Vini, Ricardinho, Dentinho, Michael e Leozão seguem com seu destino em aberto.

Lorena, ex-Vôlei Futuro, com o objetivo de evitar o desemprego, mudou-se para o Sesi, e em contrapartida o oposto Wallace perdeu seu espaço no clube e também no mercado brasileiro e tem 99% de atuar no exterior na próxima temporada, sendo uma grande perda para a Superliga.

O experiente Bruno Zanuto, que estava no Campinas, foi dispensado e também segue sem clube para 2012-2013. Ainda não há especulações em relação ao jogador. Quem diria, né? Zanuto um grande jogador, já passou pela Itália e fez boas atuações no Brasil.

Entretando, os desempregados que mais chamam atenção é Gustavo e Rodrigão, dupla de centrais da seleção brasileira de 2004 até 2008. Rodrigão sofreu de lesão e por isso não teve oportunidades de se firmam no Sesi. Com isso foi dispensado e segue sem clube. O pior é que a maioria dos clubes considerados grandes estão praticamente fechados e não parecem ter vaga nem dinheiro para manter um central de alto nível.

O caso de Gustavo é semelhante. Ele teve lesões durante a temporada e não convenceu com suas atuações na fase final da Superliga pelo Florianópolis, tanto que o clube não conseguiu chegar a semi, e por isso, também perdeu seu patrocinador principal (Cimed) e investirá MUITO menos do que nos anos anteriores.

Uma pena para o voleibol brasileiro. Temos uma liga boa com excelentes jogadores e é muito triste ver alguns tem que fazer o "caminho reverso" e sair do país que tanto cresce. O problema é que os patrocinadores não tem a paciência de ver os projetos se firmarem para se tornar campeões da Superliga, e com isso não renovam com os times, que acabam sem rumo e consequentemente, a cada time que diminui seu investimento no país, mais perdemos jogadores selecionáveis como os citados acima. Vale lembrar que existem vários outros atletas ameaçadas pela crise do voleibol brasileiro. Uma grande pena para os torcedores apaixonados.

O experiente Gustavo, aos 37 anos, não sabe onde e
nem se jogará a próxima temporada, 2012-2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário